Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Só com um milagre

Passaram 23 jornadas na I Liga. Olhamos para a tabela e vemos uma águia no topo. E uma águia no fundo. Símbolos idênticos, algumas cores em comum, mas se um clube está mais perto de ser campeão o outro vê a fuga à descida a complicar-se a cada ronda que passa.

O Futebol Clube de Penafiel parece ter o futuro condenado nesta Primeira Liga. A 3 pontos do 16.º classificado, e com as deslocações aos recintos de Benfica, Sporting, FC Porto e Braga, nesta fase só um “milagre” pode salvar a equipa de Rui Quinta. Mas, afinal, quais as razões para um clube que se apresenta constantemente perto de ganhar os seus jogos, mas que invariavelmente acaba sempre por perder pontos, se encontrar nesta posição?
1.ª: Erro de casting em relação ao treinador – Ricardo Chéu foi claramente um “tiro no pé” por parte da direção penafidelense, e logo no início da temporada. Já seria de esperar que a missão de substituir Miguel Leal (treinador que promoveu surpreendentemente a subida e realizou uma excelente prestação nas taças, mas que viajou para Moreira de Cónegos com uma proposta de dígitos superiores) ia ser complicada, mas o treinador que se encontrava anteriormente no Académico de Viseu começou com quatro derrotas consecutivas e exibições fraquíssimas, sem ponta por onde lhe pegar.
2.ª: Falta de qualidade do plantel – Já se sabia no início da temporada que o elenco, na sua maioria “made in II Liga”, não seria capaz de manter o clube no principal escalão, mas algumas movimentações no mercado foram bastante discutíveis (principalmente feitas por Ricardo Chéu), como por exemplo Tony, Paulo Grilo e Capela. Neste mercado de Inverno surgiram algumas surpresas, como o regresso de Michel e a vinda de Tiago Valente (já jogou em Paços), Braga (uma “velha raposa” do nosso futebol), Ezequiel Calvente (o homem do penalti genial) e Ustaritz (ex-Arouca). No entanto, a maior parte destes jogadores não teve o impacto necessariamente imediato para promover a subida dos durienses na classificação.
3.ª: Inconsistência –  Nos últimos cinco jogos o Penafiel conseguiu estar sempre em vantagem no marcador mas apenas no Bonfim garantiu os 3 pontos. Esta demonstração de intranquilidade e de falta de consistência defensiva (que é sempre mais notória nas segundas partes dos encontros) em nada tem beneficiado a sua situação. A equipa melhorou claramente desde que Rui Quinta tomou o comando das operações, apesar de ser certo que “sem ovos não se fazem omeletes”. No entanto, esta caraterística dos penafidelenses tem que ser rapidamente corrigida, uma vez que se torna uma espécie de equipa de duas faces durante o jogo. Verdade que as lesões não têm ajudado, mas a falta de um guarda-redes que dê a confiança necessária à sua já frágil defensiva contribui para este aspeto em específico – Coelho está longe das exibições que apresentou na época passada na Segunda Liga e Haghighi varia entre exibições incríveis e jogos fracos com abordagens de meter as mãos à cabeça.
Dito isto, dificilmente o Futebol Clube de Penafiel se conseguirá manter neste escalão. Como penafidelense, espero que isto não aconteça – e que surja um milagre. Dos grandes. No entanto, e se o cenário mais provável acabar por se desenrolar, ficará aquele amargo de boca em que se pensará principalmente: “Era possível. Era perfeitamente possível”.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Carlos Moreira

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 4, 2015 at 9:44 pm

    Após ler alguns comentários sobre a Académica, gostaria apenas de dizer que não acredito na descida do clube de coimbra, por uma razão muito simples, que se prende com o facto de terem o apoio incansável da sua claque Mancha Negra, que, por acaso, fez ontem 30 anos.

    A chegada de José Viterbo, um homem da casa e que já esteve no outro lado da barricada (outrora foi um membro ativo da claque em cima mencionada), veio dar um novo alento não só à equipa, mas também aos adeptos no clube que, acima de tudo, nutrem um grande respeito e carinho por ele.

    Mencionar também que os estudantes têm tido muitos problemas com as lesões, o que dificulta e muito o trabalho desenvolvido.

    Pela sua mística, pelo seu historial, pela sua tradição, espero que a Briosa não desça.

  • cmoreira.ft
    Posted Março 4, 2015 at 4:10 pm

    Eu também não acho, nem foi por aí. Acho mais que tudo que não foi a escolha acertada logo desde o início.

  • António Vilares
    Posted Março 4, 2015 at 12:37 pm

    Não considero que Ricardo Sheu tenha sido um flop. Acho que acreditou demasiado no seu talento na medida em que achou que conseretirarelevar toda a capacidade de um grupo muito jovem e inexperiente (assim como o próprio Ricardo). O grupo realmente não apresenta matéria-prima de primeira liga, embora um projecto de portugueses interessante. Melhorou com a entrada de Rui Quinta mas prevejo a descida de divisão e desejo que regressem com mais experiência

  • Paulo G
    Posted Março 4, 2015 at 11:32 am

    Este texto também encaixava perfeitamente noutro clube: Académica

    A Briosa ainda tem de jogar contra os 5 primeiros
    Paulo Sérgio, que parecia ter sido uma boa escolha, não conseguia motivar o plantel (o discurso era sempre o mesmo: "a vitória está cada vez mais próxima e os bons resultados irão aparecer". Só conseguiu 1 vitória)
    A falta de qualidade no plantel é bem evidente (podem ter alguns jogadores de qualidade mas estão lá muitos que, sem ofensa, nem no Penafiel tinham lugar)
    Uma inconsistência tremenda!! (há momentos em que parece que lutam pela vitória e de um momento para o outro parecem baratas tontas sem saberem o que fazer)

    Só existe um aspeto que distingue estas 2 equipas: as contratações na pré-época
    O Penafiel manteve os seus jogadores (supostamente, devido a já se conhecerem, deveriam ter mais consistência) e a Académica teve cerca de 15 jogadores novos. Qual é a equipa que resiste a tanta mudança num plantel? E de quem é a culpa? A culpa deve ser de quem gere o clube…

    Concluindo: Ao contrário do Penafiel, a Académica pode ter encontrado o tal milagre que precisa, que se chama José Viterbo que, segundo o que parece, vai mesmo ficar até ao final da época. Mas será que é suficiente?

  • Rodrigo
    Posted Março 4, 2015 at 2:06 am

    Concordo claramente com este texto.

    O Penafiel tem o plantel mais inexperiente da 1ª Liga (a par do Boavista) e dificilmente escapara a descida de divisao. Os recursos financeiros nao sao muitos, algumas opçoes no mercado nao foram as melhores, assim como a escolha do treinador, mas dificilmente o Penafiel a partida teria muitas hipoteses de ficar na 1ª Liga. O futebol melhorou com Rui Quinta, assim como uma maior capacidade em termos ofensivos, mas a verdade e que a equipa e muito inexperiente e inconstante (permite reviravoltas com facilidade) e como tal e dificil obter vitorias. Aposto na descida dos penafidelenses (com pena por ser um clube com muitos portugueses), a par do Boavista ou Academica. Acredito que o Gil Vicente com as melhorias que teve no plantel ira garantir a manutençao, assim como o Arouca que tem um plantel superior aos clubes mencionados.

  • Pedritxo
    Posted Março 3, 2015 at 11:38 pm

    Gostaria que o penafiel ficasse na 1ºliga , porque paga sempre direito e tem muitos portugueses.

    A academica e arouca deveriam descer que nao estao a fazer nada.

    • Rui Bessa
      Posted Março 4, 2015 at 12:26 pm

      Pois bruno queiros coerência procura-se se não sabe não fale , o Penafiel na ultima partida jogou com 9 portugueses de inicio e tem sido quase sempre essa a toada ou seja apenas o haghigi e o quinones são os estrangeiros do onze. Depois Mbala tem sido as vezes aposta a partir do banco , ustaritz jogou apenas contra o setubal , outros estrangeiros michel fez a sua estreia esta semana mas a ma forma nao deve permitir jogar muito e o calvante por 2 jogos que entrou ficou sempre lesionado.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Março 4, 2015 at 10:49 am

      Não estão a fazer nada? O que é que isso quer dizer? Não jogam? Não competem? Não lutam como e com os outros?
      Porque é que não diz simplesmente que não gosta destas equipas? É legítimo e pelo menos tem nexo.

    • Bruno Queirós
      Posted Março 4, 2015 at 12:21 am

      Último jogo do Penafiel 7 portugueses na equipa inicial.
      Último jogo da Académica 7 portugueses na equipa inicial.
      Último jogo do Arouca 7 portugueses na equipa inicial.

      Coerência procura-se,
      Quanto ás descidas espero que Viterboa evite a descida da Briosa por isso a minha aposta seria para Gil Vicente/Vitória e Penafiel

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 11:30 pm

    Sinceramente gosto desta equipa do Penafiel, mas falta alguma vida no meio campo e ataque e concentração nos ultimos 30 minutos de jogo.
    Sou apologista que o Penafiel devia apostar mais na sua juventude e no recrutamento de jovens valores da região.
    Só com uma política sustentável a que teremos esses clubes pequenos e regionais a crescer, e o futuro passa pelo jogador made in Portugal, não temos empresas (mecenas) que peguem nestas equipas e elas têm de olhar cá para dentro, sem medo de apostar nos jovens.
    Facto é que o Penafiel é dos clubes mais português do campeonato, mas há que fazer mais para ser competitivo.
    Ass: Luís Cardoso S.

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 11:25 pm

    O calendário fora de casa parece ser muitíssimo complicado:
    -Sporting
    -Estoril Praia
    -SC Braga
    -Nacional
    -Benfica
    -FC Porto

    Porém o calendário em casa é, na teoria, mais acessível:
    -Rio Ave
    -Boavista
    -Arouca
    -Académica
    -Gil Vicente

    O grande problema é que o Penafiel, neste campeonato, para já, amealhou mais ponto fora de portas do que em casa…

    Manel

  • Anónimo
    Posted Março 3, 2015 at 11:24 pm

    Penafiel desce de certeza… o outro acho que vai ser o Gil vicente. Só espero que o Vitoria de Setúbal não desça, é da minha cidade e é um histórico do futebol português, é um grande, mas o vitoria é sempre ate á ultima também.

    André Filipe.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 3, 2015 at 11:22 pm

    Só tenho pena que desça um clube que tem no seu plantel 90% de jogadores portugueses. De resto, é uma das equipas que desde o início apontava como candidata à descida (juntamente com o Boavista, mas este último surpreendeu, fundamentalmente com o factor casa).

  • Kafka I
    Posted Março 3, 2015 at 11:13 pm

    Eu já mencionei isto aqui, mas deixo a "dica" novamente para os 2 clubes que descerem, visto que se está a falar da potencial descida do Penafiel, ou seja, segundo o regulamento oficial das competições na época 2014/2015, quem desce este ano são o 15º e 16º classificado, mas o "problema" é que há 18 equipas na primeira divisão, portanto segundo as regras, o 17º e 18º classificado não desce este ano, mas sim o 15º e 16º

    https://www.ligaportugal.pt/media/6772/reg_competicoes-2014-2015.pdf

    "Artigo 96.º
    Subidas e descidas
    1. Sobem à I Liga na época desportiva seguinte os dois clubes primeiros classificados na
    tabela classificativa da II Liga que preencham os requisitos legais e regulamentares
    estabelecidos para a competição.
    2. Descem à II Liga na época desportiva seguinte os clubes classificados em 15.º e 16.º
    lugares da tabela classificativa da I Liga."

    Portanto respondendo ao Carlos Moreira, sim o milagre que almejas, aconteceu, não é dentro de campo, mas sim fora dele, há um erro nos regulamentos, e portanto quem ficar em 17º e 18º lugar, poder perfeitamente ir para tribunal e alegar que não tem de descer conforme o regulamento em vigor…

    • Kafka I
      Posted Março 4, 2015 at 5:11 pm

      Uahu és advogado, clap clap clap…se és advogado deves ter tirado o curso aos Domingos como o outro, porque nem sequer sabes ler o que escrevi, vamos então por partes:

      Relativamente ao caso da descida de divisão, se (souberes) ler verás que sempre digo que não sou advogado e portanto me limitei a copiar a regra em vigor e que como era óbvio a lógica e o bom senso deviam imperar, agora como eu frisei não era advogado e não fazia a minima até que ponto se podia ir para tribunal ou não com isso…comentário das 23:52, devia aprender a ler, já que dizes que és advogado ajudava-te

      Quanto a Schengen, se soubesses ler, verias que menciono sempre essa situação para os users que escamoteiam e ignoram por completo esses acordos, portanto eu não sou inventor nem descobri nada, mas pelos vistos há muita gente que não sabe, pois falam em obrigação disto e daquilo, quando ao dia de hoje isso é de todo inviável, coisa que esses users e tu pelos vistos não sabem…

      Quanto à credibilidade ou falta dela, eu já o disse e volto a dizer, eu não estou aqui a procura de prémios alguns, digo o que penso e pronto se gostarem gostam senão gostarem não gostam, eu não ganho dinheiro com isto logo não tenho que seguir rumo ou politica alguma…digo o que penso apenas…se quiserem bloquear bloqueiem, se quiserem mencionar o meu nome façam-no senão quiserem não façam…mas já agora, mais uma vez, se soubesses ler, até verias que quando me mencionam até dizem "que nem sempre sou imparcial", portanto mais uma vez, ajudava que soubesses ler

      Por fim, apresenta casos de eu não ser coerente, diz-me casos concretos onde não fui? apresenta situações em concreto….ao contrário de ti, sempre que acusei alguém aqui de não ser coerente, fundamentei-o com comentários em concreto desse user, já tu limitas-te a mandar para o ar…para quem diz que é advogado, devias saber que convém fundamentar aquilo que se diz e com dados concretos, deves ser tanto advogado, como eu astronauta

    • Anónimo
      Posted Março 4, 2015 at 2:56 pm

      caro Kafka,

      para nao me acusares de nao saber do que falo, sou advogado.

      agora por partes:

      1 – quando se interpretam normas, o elemento literal (o texto que tu les) pode e deve ser complementado, por vezes, com outros elementos: o historico (a epoca em que a norma foi prevista), o sistematico (as normas que compoem o sistema em que a norma relevante se integra) e o teleologico (a razao de ser da norma). ora, tendo em conta que a norma foi estabelecida quando a I liga era composta por 16 equipas (elemento historico) e que se pretendia que os dois ultimos fossem despromovidos (elemento teleologico) e evidente que a interpretacao que propoes nunca vingaria e que e apenas um exemplo do chico-espertismo que medra por todo o pais e no futebol em particular.

      2 – nunca disse que era possivel contornar o acordo de schengen (embora, obviamente, haja maneiras de proteger o jogador portugues sem limitar o trabalho aos estrangeiros comunitarios). falei nisso para me referir as tuas ideias fixas, o que se prende com o ponto seguinte.

      3 – apesar da credibilidade de que gozas como comentador neste blogue, torna-se cansativo "ler-te" a falar de "coerencia", "acordo de schengen" como se tivesses descoberto a polvora ou aprendido as palavras ha pouco tempo. cada vez que se falava do jogador portugues, ja sabia que ia ler um comentario teu a citar o acordo de schengen disponivel na net como se fosses o unico que sabe da sua existencia.

      4 – por fim, a credibilidade que nao te reconheco tambem decorre do facto de nao seres nem um bocadinho imparcial. falas de forma aceitavel sobre a maioria dos temas, mas assim que alguem toca no teu precioso benfica, estala-te o verniz e ficas tao irracional e infantil como a maioria.

      em suma, sim, sei do que falo, disseste um disparate, e tudo o que escrevi poupava-se se moderasses o teu tom com mais frequencia e nao escrevesses sempre como se fosses um arauto da verdade, imparcialidade racionalidade que, na realidade, nao es. quando sabemos alguma coisa que os outros nao sabem, nao e nobre adoptar a postura altiva que tu adoptas, referindo-te aos temas como se do alto de uma poltrona, com o tom de quem chama estupidos a todos os outros. este caso foi so um exemplo de que as vezes, quando falamos do que nao sabemos, devemos moderar o nosso tom.

      Lourenco

    • Kafka I
      Posted Março 4, 2015 at 2:34 pm

      Del Piero

      Desde já obrigado :)

      Jorge Rodrigues

      Desconheço por completo os regulamentos do campeonato da Estónia, portanto não vou contrapor ao que dizes, no entanto questiono-te só se a regra diz que é de facto obrigatoriedade de 6 jogadores de nacionalidade da Estónia em campo, ou por sua vez o que a lei diz é que obriga a que joguem 6 jogadores formados localmente??

      É que há uma diferença enorme entre estas 2 situações, apesar de serem parecidas…

    • JM
      Posted Março 4, 2015 at 1:57 pm

      Já agora acrescento, que segundo esse mesmo regulamento, os grupos da taça da liga são de 4 equipas e no total participam 16 equipas na ultima fase. Em nenhum lado é referido o nome do Boavista (que pelo percebi teve entrada directa na 3ª fase, mas agradecia confirmação), que dois dos grupos terão 5 equipas para compensar o aumento da 1º liga e como é feito o sorteio dessas duas equipas extra.

      Escusado dizer como a taça da liga está a decorrer. Portugal, what else?

      "Artigo 6.º
      Formato da competição

      3ª FASE:
      A 3.ª Fase é disputada entre os oito clubes apurados na 2.ª Fase e os oito clubes participantes
      na I Liga classificados na época transacta do primeiro ao oitavo lugares, sendo
      estes clubes distribuídos por quatro grupos, cada um constituído por quatro equipas.
      (…)

      Nesta fase cada clube realiza três jogos, sendo um obrigatoriamente na condição de visitado,
      de acordo com uma das seguintes grelhas:
      (…)

      São apurados os quatro clubes que, após a realização das três jornadas, ocupem o primeiro
      lugar em cada grupo."

    • Anónimo
      Posted Março 4, 2015 at 12:02 pm

      Kafka isso nunca iria acontecer! Trata-se de um lapso linguae (expressão em latim que se utiliza também para o lapso de escrita) a interpretação da norma desse regulamento deverá ter de se proceder dentro do seu espírito, que como é óbvio é o de penalizar quem obteve piores resultados (pontuação) em relação aos demais concorrentes. Para além disso ainda temos o expediente da percepção que o homem médio, diligente e culto faria dessa mesma norma nesse corpo jurídico! O que convenhamos é por demais evidente!
      É a primeira vez que escrevo neste espaço e não é para falar de futebol. Acho que vou ter de rever as minhas prioridades. Lol.
      Já agora Kafka nada de metamorfoses, continue sempre assim! Vale a pena dar sempre uma vista de olhos nos seus comentários para além de partilharmos as mesmas cores.
      Del Piero

    • Jorge Rodrigues
      Posted Março 4, 2015 at 11:47 am

      Kafka na Estónia onde vivo e jogo só podem jogar 5 estrangeiros ao mesmo tempo, sejam da União Europeia ou não.
      Devia ser de facto como dizes, mas na realidade é o que acontece e já tenho sido prejudicado por causa disso.

    • Kafka I
      Posted Março 4, 2015 at 12:08 am

      cmoreira

      Sim não sou advogado e portanto acho que a lógica e o bom senso devem imperar, mas isto é o futebol português e portanto podemos sempre estar à espera de tudo ehehe :)

      Lourenço

      Já agora, e para finalizar, a questão do tratado de schengen e da União Europeia é tão parva tão parva que vê lá tu que ainda NENHUM País/Federação foi capaz de ir contra esses acordos, é o que dá falares sem saberes…

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 11:57 pm

      Lourenco não faz sentido porque? Se as regras definem que desce 16 e 15 os clubes que fiquem em 17 e 18 tem todo o direito de alegar que o regulamento não previa descida nessas posições. O regulamento foi feito e aprovado, portanto a razão está do lado dos clubes.

      Rafael

      Rafael

    • cmoreira.ft
      Posted Março 3, 2015 at 11:56 pm

      Kafka,

      seria de facto sensacional se tal acontecesse, inutilizaria por completo o meu texto. Obviamente tal não vai suceder, trata-se apenas de um erro no redigir dos lugares que dão direito à despromoção e não poderá ser utilizado logicamente para efeitos legais.

      Como aqui também foi dito, também não concordo com a descida de apenas duas equipas da primeira liga e a subida de também apenas duas da segunda. Especialmente quando temos 24 equipas no nesta última.

    • Kafka I
      Posted Março 3, 2015 at 11:52 pm

      Isto é um erro do regulamento (talvez transcreveram do do ano passado), agora o que é certo é que o que está escrito, e que eu saiba não houve adenda nenhuma a corrigir, portanto não sou advogado mas não sei até que ponto que não pode ser válido uma equipa ir com isto para tribunal e até ganhar o caso não descendo de divisão..

    • Kafka I
      Posted Março 3, 2015 at 11:50 pm

      Lourenço

      Explica-me lá com argumentos válidos o que não faz sentido naquilo que eu disse? quando me limitei a transcrever o REGULAMENTO OFICIAL, já alguma vez ouviste falar em REGULAMENTOS OFICIAS? tipo só naquela

      Quanto ao acordo de Schengen, diz-me lá então onde está o erro naquilo que disse? sabes ao menos o teor do tratado? já alguma vez o leste? pois convinha antes de vires argumentar saber aquilo que dizes senão limitas-te a dizer disparates como agora, nada mais…

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 11:42 pm

      Muito bem visto de facto Kafka. Estranha-me é um erro tão grave passar incólume pela assembleia geral.

      Rafael

    • hugo
      Posted Março 3, 2015 at 11:41 pm

      nao entendo como é que um campeonato a 18 so descem duas equipas nao faz sentido nunca foi assim

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 11:41 pm

      Nem e preciso saber Direito para perceber que isso nao faz sentido kafka. So tu e as tuas ideias fixas (parece a historia do acordo de schengen)!

      Lourenco

    • Daniel Santos
      Posted Março 3, 2015 at 11:40 pm

      Seria deveras interessante se um clube utilizasse esse erro, hehe! Bem descoberto Kafka!

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 11:38 pm

      ahahahah era tão mas tão ridículo se tal acontecesse, imaginem na ultima jornada as equipas a fazerem auto golos para ficarem em últimos :)

      Ricardo Costa

  • Lucas
    Posted Março 3, 2015 at 11:08 pm

    Vamos ver quem vai conseguir a promoção à primeira liga esta época. Olhando para os candidatos todos estão na linha do Penafiel, equipas algo fracas, ou seja, os favoritos à descida na próxima época podem muito bem ser as mesmas equipas que vão subir.
    Há muita falta de qualidade na segunda liga e muitos problemas financeiros. Salários em atraso que é uma vergonha.

    • Ruben
      Posted Março 4, 2015 at 1:57 pm

      Uniao da madeira tem a ajuda de Cr7, representada pelo seu ex cunhado o que facilitou em muito o reforço do plantel …

    • DanielFVieira
      Posted Março 3, 2015 at 11:44 pm

      Joao Dias , Gostava de saber como sabe , ou até leu , que o Académico de Viseu está com salários em atraso ? Primeiro o Fontelo regista sempre boas casas , o numero de sócios pagantes aumentou , foi recusada uma proposta da BTV pelos direitos televisivos . Tudo bem que o apoio municipal foi reduzido para menos de um terço , mas o académico tendo em conta todas as circunstancias esta a ser bem gerido e não revela qualquer problema financeiro .

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 3, 2015 at 11:33 pm

      Chaves e União da Madeira .

    • João Dias
      Posted Março 3, 2015 at 11:29 pm

      Posso destacar: Leixões, Olhanense, Académico de Viseu, Beira-Mar, Atlético, Santa Clara, etc.

      Há demasiadas limitações financeiras. O Olhanense já esteve sob ameaça de rescisão coletiva, por exemplo.

      Posso adiantar que no caso do meu clube há ordenados em atraso na ordem dos dois meses.
      É a triste realidade.

    • Cafageste
      Posted Março 3, 2015 at 11:17 pm

      Chaves +1

  • Diogo
    Posted Março 3, 2015 at 11:04 pm

    O Penafiel já se sabia que ia descer. A outra equipa é que eu não sei, mas acho que vai ser o Vitória de Setúbal

  • Cafageste
    Posted Março 3, 2015 at 11:04 pm

    Tenho de discordar. Sendo mau ainda ter de jogar com esses clubes, é mais favorável para o Penafiel que o faça fora, uma vez que fica com mais jogos em casa onde pode fazer pontos.

  • João Dias
    Posted Março 3, 2015 at 11:03 pm

    O Penafiel parece o Beira-Mar no ano de descida. Começa os jogos a ganhar mas depois deixa-se perder por causa do nervosimos.

    Vai ser difícil o Penafiel manter-se. O Beira-Mar tinha uma equipa muito superior (Yazalde, Balboa, Nildo, Serginho, Rui Sampaio, Hélder Lopes, Rúben Ribeiro. Grande diferença de qualidade ) e acabou por descer.

Deixa um comentário