Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tottenham perde em casa e o cenário de descida intensifica-se

Vamos ter a 2.ª maior surpresa na história da Premier League? Não vai ser fácil os Spurs saírem desta espiral negativa – pela pressão, nervosismo e desequilíbrio do plantel (as lesões também complicaram) -, ainda por cima Tudor (que corre o risco de ser já despedido) não teve o efeito desejado, pelo contrário.

O Tottenham somou a 5.ª derrota seguida ao ser batido, em casa, pelo Crystal Palace, por 3-1. Solanke até adiantou os Spurs aos 34′ mas logo a seguir van de Ven fez penálti e foi expulso e a equipa de Glasner aproveitou, tendo Sarr empatado, Larsen feito o 2-1 e Sarr chegado ao bis ainda na 1.ª parte. No 2.º tempo o resultado não se alterou e o Tottenham fica assim ainda mais pressionado na fuga à despromoção (apenas 1 ponto de vantagem em relação ao antepenúltimo).

45 Comentários

  • Diogo Filipe
    Posted Março 6, 2026 at 12:37 am

    Se no mesmo ano em que o Arsenal volta a ganhar o título, os Spurs descem de divisão vai ser uma bazófia descomunal no norte de Londres.

  • henry14
    Posted Março 6, 2026 at 1:45 am

    O Tottenham ganhou um destaque incrível nos últimos anos. A questão dos famosos top 6. Os famosos top 6 que quiseram criar a Superliga europeia.
    Mas eu gostava que alguém mais entendido que eu (confesso o meu desconhecimento) me dissesse se o Tottenham faz claramente desse top 6, historicamente falando. É que na minha opinião só se começou a falar disso por causa da tripla Pochettino, Kane e Son. Mas principalmente Kane. É que na minha opinião e não tendo nada contra o clube (com a exceção da rivalidade com os Gunners), com exceção destes últimos anos, o Tottenham era do nível do Everton,Villa, Fulham, West Ham ou Newcastle. Agora olham sempre para o Tottenham como o sexto,digamos assim, mas para mim só os vejo como primeira metade da tabela. Mas posso estar completamente errado.
    PS: sei que o Nottingham por exemplo já ganhou a Champions mas não meto no top 6. É simplesmente um caso estranho.

    • Stravinsky
      Posted Março 6, 2026 at 10:20 am

      Talvez pela massa de adeptos? Confesso que não sei bem, em termos de comparação de números, se têm mais ou menos que o Everton, o Aston Villa, ou o Newcastle… Mas o Everton e o Aston Villa têm mais campeonatos de Inglaterra (tenho ideia que são os que têm mais a seguir a Man Utd, Liverpool, Arsenal, City agora (?)…
      A verdade é que o Tottenham tem menos títulos domésticos que esses dois clubes, mas tem mais títulos europeus. Talvez tenha a ver com número de adeptos, mais anos na primeira liga, alguns títulos europeus, a própria sobranceria típica de clube da capital… talvez todos esses fatores em conjunto.

    • Flavio Trindade
      Posted Março 6, 2026 at 10:47 am

      Henry, a resposta é prestígio.
      Não necessariamente títulos, mas prestígio.
      O Tottenham só tem dois campeonatos, o que à escala inglesa não é muito de facto, mas tem uma porrada de taças,, tem o dobro das provas europeias do Arsenal por exemplo e só fica atrás do Pool, do Chelsea e do United.

      Habitualmente mesmo não vencendo é figura assídua no top 6 e já era top 6 antes dos novos ricos Chelsea e City se juntarem.

      Mas como te disse acima de tudo é prestígio.
      São ricos (,e historicamente os Spurs são o clube rico de Londres) e têm uma base de adeptos massiva.

      Antes ainda do período que citaste, cheguei a ver o Ginola e o Klinsmann a jogarem nos Spurs e claro o Gascoine. Aliás nessa altura e por causa do Gazza, o Tottenham tinha N fãs.

      E sim, o Tottenham descer seria uma aberração mas acaba por ser um castigo justo à péssima gestão que têm tido.

      • Jeco Baleiro
        Posted Março 6, 2026 at 12:13 pm

        Esqueci-me do Gazza no meu comentário, provavelmente a maior lenda do Tottenham (a par do Lineker), antes do surgimento do Kane.

        De resto quando te referes a “clube rico” estás-te a referir ao poderio financeiro do clube em si ou á base social dos seus adeptos? O Tottenham tem a sua grande base em North London (o Arsenal tem a sua base mais disseminada pela metrópole) mas os “clubes dos ricos” sempre foram mais o Chelsea e o Fulham (situados na zona mais central e nobre de Londres e com uma base mais abastada, porém com um nicho de fãs inferior).

        • Flavio Trindade
          Posted Março 6, 2026 at 2:04 pm

          Jeco, os clubes londrinos têm algumas particularidades interessantes.

          O Arsenal é de facto o maior clube de Londres e como disseste e bem, tem uma fanbase espalhada por toda a cidade e espectros sociais.

          Já os clubes do “povo” ou da classe trabalhadora são o West Ham e principalmente o Milwall (o verdadeiro clube do adepto comum do povo).

          O Chelsea é o clube do bairro nobre e os seus adeptos também o são claramente upperclass.

          Contudo o Tottenham tem uma história muito particular. Tem uma ligação fortíssima à comunidade judaica em Londres e por esse motivo parece que o Chelsea ostenta mais mas os dos Spurs são mais recatados apesar de financeira e politicamente não ficarem nada atrás.

          E o clube em si também tem uma dimensão financeira fortíssima, precisamente pelas ligações que acabei de referir.

          Até há uns anos era conhecida a “mão de vaquice” do Daniel Levy, mas diga-se, já vinha de trás.

          Só para te dar essa noção por exemplo, seria impossível ver os adeptos do Millwall a sair ao intervalo porque estavam a perder ou para descer. Mais rapidamente partiam aquilo tudo…

          Digamos que o Tottenham é um clube muito particular…

          • Jeco Baleiro
            Posted Março 6, 2026 at 3:15 pm

            Sim, conheço essa ligação à comunidade judaica de North London, até adotaram o termo “yids” entre os seus adeptos (por vezes entoado de forma pejorativa e até polémica, por causa do anti-semitismo, entre os rivais). E ao nível do negócio ninguém melhor que o Levy para representar essa “avareza”.

            Eu tenho algum conhecimento de causa pois um familiar próximo meu viveu muitos anos em Londres e acabei por ter algum contacto com adeptos de lá. O Arsenal é sem dúvida o clube mais representativo da cidade e clubes como o West Ham (mais centrado em East London, claramente um working class club assim como o grande rival Milwall) têm também grande base. Aliás diria que não há grande diferença entre a base dos hammers e dos spurs, porém o Tottenham sempre foi, lá está, um clube mais rico e o West Ham sempre teve adeptos mais “problemáticos”.

            Depois lá está tens o Chelsea e o Fulham como clubes mais da elite urbana do centro de Londres e uma série de clubes mais pequenos, desde o Palace passando pelo Watford (clube do Elton John), Charlton, Brentford, etc…

          • Rosso
            Posted Março 7, 2026 at 5:39 pm

            A esse propósito, no livro Histórias de Londres, editado cá pela Tinta da China, há um capítulo que começa com uma discussão entre dois judeus londrinos, em que um censura o outro, que está embaraçado, por ser do Arsenal e não dos Spurs

      • Kacal
        Posted Março 6, 2026 at 3:08 pm

        O Tottenham tem mais classificações fora do top6 na Liga Inglesa que dentro como mostrei no meu comentário. O dobro aliás praticamente. E não ganha nada Europeu nem campeonato Inglês há décadas tirando a conquista da Liga Europa na época passada onde quebraram jejum. Venceram muitas Taças é certo neste século, mas acho curto para ser considerado um “Big6”.

    • Goncalo Silva
      Posted Março 6, 2026 at 11:01 am

      Vou ser sincero, há motivos para considerar o Tottenham como o sexto. A estrutura financeira, o estádio, as infraestruturas no geral, não devem nada a alguns dos outros 5. Mesmo massa adepta, em Londres historicamente tem (ou tinha) mais adeptos que Arsenal e Chelsea inclusive.

      Mas também acho que isto é um pouco o hype de pertencer à capital, e de se ter tornado um clube só virado para marketing e dinheiro. E não era assim, o Tottenham era o clube do povo na capital inglesa.

      Comparo muito o atual Tottenham ao Benfica atual: um clube burguês, virado para o marketing e sem fome de títulos. Porque deixou de ser essa a sua prioridade infelizmente.

    • Kacal
      Posted Março 6, 2026 at 11:28 am

      Sinceramente não. Ao que pesquisei (pode estar errado) o Tottenham disputou 97 épocas na Primeira Divisão Inglesa em toda a história da competição. Ficaram no top6 da classificação por 35 vezes e fora do top6 por 62 vezes. Foram campeões 2 vezes mas já há mais de 65 anos atrás, fizeram uma vez 2º lugar e três vezes o 3º llugar. E é isto. Há vários clubes com 1, 2 ou 3 titulos da Premier League ali à volta do Tottenham. Everton, Aston Villa e Sunderland têm bem mais, por exemplo. O Newcastle tem o dobro. O Tottenham foi tendo épocas boas por fases mas inconstantes na sua história. Mas acho que ser “Big6” é uma falácia e vem mais das épocas com Redknapp e Pochettino qhe criaram essa ideia. Há um “Big4” verdadeiro que é Liverpool, Man United, Arsenal e Man City (não era mas já se tornou chegando aos 10 títulos da Premier). Depois temos o Chelsea que também foi crescendo e já leva 6 Premiers contra 2 do Tottenham e começa a ser o quinto. Mas não há “Big6”. Aliás, a haver pela história até seria o Everton! O Tottenham tem umas infraestruturas de topo e pelo tal “engajamento social” atual pode ser considerado lá está e tem a sua base sólida de adeptos. Mas se o Everton estivesse ao mesmo nivel em termos desportivos na atualidade, teria que ser considerado o 6º. E acredito que o Newcastle possa vir a tomar esse lugar.

      O Tottenham só fica incluido no “Big6” em termos de Supertaça, FA Cup e Taça da Liga Inglesa. Aí sim tem palmarés de estar ali quase em 6º. Mas acho curto para ser considerado para o “Big6” olhando ao historial de classificação de toda a sua história na Primeira Divisão Inglesa e conquista de campeonatos. Mesmo no historial do clube. Acho que é mais uma coisa do século XXI e especialmente da última decada ou um pouco mais. Mas eu colocaria uma designação de “Big4 + 1” em vez de “Big6”. É a minha opinião e com base no que pesquisei também, vale o que vale, alguém pode ser mesmo adepto do Tottenham por aqui e conhecer a realidade em Inglaterra disto tudo estando mais validado a opinar claro, mas de fora é o que vejo.

      O Tottenham é uma potência financeira, tem um dos estádios mais rentáveis da atualidade e tem projecção global. Isto aliado ao desempenho desde 2010 coloca-os no “Big6”, Kane e Son foram parte importante claro. Acrescento Lloris. Mas na realidade em termos desportivos não concordo e é uma falácia. Se clubes como Newcastle e Aston Villa continuarem a crescer, sobretudo o primeiro pelo poderio financeiro, podem ficar com essa vaga pela história juntando assim desportivo e historial.

      • henry14
        Posted Março 6, 2026 at 12:05 pm

        Obrigado a todos. Estou um bocado mais esclarecido ✌️

      • manel-ferreira
        Posted Março 6, 2026 at 1:49 pm

        Vocês estão a dar demasiada importância à questão dos títulos nesta discussão e pouca importância à historia recente.

        Eu concordo que o Tottenham é bastante sobrevalorizado (como são várias equipas inglesas, diga-se), mas a verdade é que o que conta para a maneira como um clube é visto em 2026 é o que aconteceu nos últimos 25-30 anos (e não o que aconteceu há 50-60 anos) e nesse aspeto o Tottenham dá goleada a clubes tipo Everton, Newcastle ou Aston Villa.

        Nos últimos 30 anos, o Tottenham além de um título europeu e uma final de LC, tem 19 presenças europeias, sendo que só falharam a Europa três vezes nos últimos 20 anos. Nesse mesmo período, o Everton tem…5. O Newcastle tem 7 e o Villa tem 9. Além de que estas últimas duas equipas têm descidas de divisão recentes e zero finais europeias no mesmo período.

        (o Newcastle sobretudo, foi na sua história um clube que andou muito em iô-iô entre o primeiro e o segundo escalão. Esses, sim, são bastante sobrevalorizados devido à questão dos adeptos, têm um palmarés muito menor do que se julga).

        Ou seja, é normal que a esmagadora maioria das pessoas atualmente veja o Tottenham como maiores do que qualquer outro fora do top-5.

        • Kacal
          Posted Março 6, 2026 at 2:58 pm

          Manel, concordo que os Spurs fizeram mais que os outros a nivel de conquistas mas estar acima dos outros desportivamente neste século não faz deles “Big6” que foi a pergunta do henry14. Podíamos colocar o Braga como “4 grandes” porque tem sido melhor que os outros abaixo dos três grandes? Continua abaixo. Pode ser o 6º melhor, mas não é “Big6”, é apenas o sexto melhor. E discordo que a história toda não conte para essa designação. Caso contrário clubes como o Arsenal não contariam visto que não ganha a Liga há mais de 20 anos. E o Sporting em Portugal deixaria de ser grande em 2019 antes de voltar a ganhar teve uma fase péssima. Entre outros casos. Para mim conta toda a história.

    • Jeco Baleiro
      Posted Março 6, 2026 at 11:42 am

      Bem respondo-te não porque me considere mais entendido que tu (ou que alguém) mas simplesmente porque tenho uma opinião sobre o tema e que vai de encontro á tua: nunca percebi essa denominação de big 6, o Tottenham sempre foi um clube mediano no contexto inglês e não se pode comparar, tanto em número de títulos como de massa e impacto social com clubes como o Arsenal, Liverpool ou Man United. E nem é só a questão de nem ganhar títulos, quando é que esteve sequer próximo de ganhar por exemplo uma Premier League? Discutir o título? Sigo a Premier League desde os anos 90 (desde que vejo futebol) e não me lembro. Ok foram a uma final de Champions mas aquilo foi um bambúrrio descomunal (o Ajax poderia perfeitamente ter resolvido a eliminatória na primeira mão e na segunda foi um fenómeno de minutos e o jogo da vida do Lucas Moura que os meteu na final). Pronto ganharam a Liga Europa no ano passado, é importante sem dúvida. Mas é isso que o Tottenham é, um clube de Liga Europa.

      Aquilo que tiveram de melhor foram alguns jogadores superlativos (Ginola e Klinsmann nos anos 90, Bale, Modric e mais tarde Kane) mas nem isso os tirou da mediania, salvo um ou outro momento com o astro inglês ou com o Bale.

      Depois tenho uma questão pessoal que criou, admito, algum preconceito: quando era novo e não tinha responsabilidades (trabalho ou filho) andei pela Europa de mochila ás costas durante um tempo e nesse período conheci um gajo que era adepto do Tottenham (não me recordo se em Itália se na Eslovénia): pa foi o gajo mais estúpido que conheci na vida (intelectual e pessoalmente, era um idiota). Claro que isto é só um fait-diver e não associo todos os spurs aquele gajo mas pronto criou-me uma impressão negativa acerca dos fãs do Tottenham quase instintivamente (também nunca conheci mais nenhum). Claro que não gosto de estrapolar esta questão até porque não gosto que façam o mesmo em relação a adeptos do meu clube (idiotas há em todo o lado).

      • henry14
        Posted Março 6, 2026 at 3:05 pm

        Comentário super interessante 👌. Com toques de vida pessoal e tal 😄.
        Pois ya, concordo com a maioria da primeira parte do comentário.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Março 6, 2026 at 3:52 pm

        Hmmm, o inglês mais idiota que conheci foi um adepto do Liverpool, em Viena. Arrogante, nariz empinado, riquinho. Um parvo de todo o tamanho. E não deixo de amar o Liverpool e de o considerar um dos melhores clubes do mundo. Mas entendo.

        • Jeco Baleiro
          Posted Março 6, 2026 at 4:46 pm

          Não gosto do Tottenham confesso. Ou melhor não simpatizo vá, se perderem não fico triste. Mas isso é só porque os vejo como um clube que se acha mais do que são. É bem mais fácil amar o Pool, um clube com o qual esse sim, simpatizo imenso (amar só amo um e esse á para vida toda e depois se possível).

      • Stravinsky
        Posted Março 6, 2026 at 4:15 pm

        O inglês mais fixe que conheci até hoje era um enorme adepto do Everton. Por causa dele, simpatizo com o clube. Acho que é mais ou menos o mesmo que te aconteceu, no sentido inverso.
        Como gunner, odeio o Tottenham, claro.

        • Jeco Baleiro
          Posted Março 6, 2026 at 4:48 pm

          Pois mas nesse sentido é mais fácil “o gajo é um bacano o clube dele é fixe”. Ao contrário, como no meu caso, é só um preconceito parvo e uma generalização sem sentido. Mas fui sincero.

      • Mantorras
        Posted Março 6, 2026 at 7:58 pm

        O mais perto que os Spurs estiveram de vencer a Premier foi em 2016/17.

        1. Chelsea – 93
        2. Tottenham – 86
        3. City – 78

        E na sua historia, os spurs tem varios jogadores lendarios: Glen Hoddle, Gazza, Lineker, Kane, Bale, Son, Modric (mencoes honrosas para Robbie Keane, Eriksen ou Ledley King!).

        Fora isso, Mourinho e Conte disseram tudo sobre o Tottenham e o seu “estatuto”.

        “There are clubs where finishing fourth is celebrated like a trophy.” – Mourinho.

        “The story of Tottenham is this: 20 years there is the owner and they never won something. Why? They are used to it here. They don’t play for something important.” – Conte.

      • Rosso
        Posted Março 7, 2026 at 5:49 pm

        Naquele inesperado campeonato ganho pelo Leicester o Tottenham era o clube que o perseguia. Esteve muito perto de alcançá-lo mas escorregou no fim e acabou em terceiro (ainda por cima atrás do Arsenal).

    • Neville Longbottom
      Posted Março 6, 2026 at 1:06 pm

      Não é um fenómeno estranho. Na era pre Bosman era relativamente natural haver clubes com sucesso europeu em todo o lado (equipas portuguesa, Estrela Vermelha, Steua, PSV, Dínamo Kiev venceram a Taça dos Campeões Europeus nas décadas de 70/80). O Nottingham também venceu, o Villa também é por aí fora. A lei Bosman (e os prémios monetários também) foi a maior revolução que aconteceu no futebol. A partir dai, só casos muito esporádicos (como o Porto em 2004 ou o Ajax em 2019) e que tiveram sucesso a larga escala.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Março 6, 2026 at 1:23 pm

      Havendo um 6º, é o Everton.

    • lipe
      Posted Março 6, 2026 at 1:51 pm

      Ao dia de hoje, a nível de títulos ganhos, o Tottenham está no top 6.
      Historicamente, penso que não se falava em top 6, mas antes em top 3 (United, Liverpool e Arsenal); o Everton e o Aston Villa tiveram boas fases que os levaram a entrar para essas conversas de top.
      Mais recentemente o Chelsea e o City entraram também, em prejuízo dos mesmos Everton e Villa.
      Agora, não sendo um papa títulos, o Tottenham não deixa de ser um grande e um histórico. Tem uma enorme massa adepta, campeonatos nacionais e títulos europeus (mais títulos europeus que o Arsenal, por exemplo).

      • Kacal
        Posted Março 6, 2026 at 3:03 pm

        O Tottenham tem 3 titulos da equivalente à Liga Europa mas tirando o conquistado na época passada, os outros dois tinha sido há mais de 40 anos. E têm 2 campeonatos Ingleses apenas há mais de 60 anos atrás. Por essa ordem de ideias o Nottingham Forest entraria na discussão visto ter 2 Champions e 1 Liga Inglesa mas que foi tudo há décadas atras.

        • Jeco Baleiro
          Posted Março 6, 2026 at 7:22 pm

          O Forrest é sempre chamado á liça neste tipo de debates devido a essas conquistas europeias. Esse sim é um verdadeiro caso peculiar: é o único clube do mundo que foi mais vezes campeão continental (2x) do que nacional (1x).

    • Stravinsky
      Posted Março 6, 2026 at 4:12 pm

      Outra nota: esse termo big 6 tem uns 10 anos, exatamente aquando apareceu o grande Man City e o Tottenham começou a disputar os primeiros lugares da tabela.
      Porque antes disso, lembro-me por volta de 2008-2013 falava-se sempre no big 4 e nessa fase eram Arsenal, Man Utd, Liverpool e… Chelsea. Claramente por causa das conquistas, então recentes, do Chelsea. Além disso havia as 4 vagas para a CL, então era muito fácil destacar esses clubes.
      Lembro-me perfeitamente que pela net era sempre “big4”, havia blogs, sites, comentários, notícias, sempre com esse termo.
      Ou seja, os “grandes” também se vão moldando de acordo com o que têm feito nos anos anteriores à consideração. Mas diria que há uns clubes maiores que outros e que além dos tais 6, há outros com muito prestígio como Everton e Aston Villa…

  • Kacal
    Posted Março 6, 2026 at 2:07 am

    Os jogadores têm que acordar porque o plantel não é mau e muito menos pior que alguns dos adversários diretos da luta pela permanência. É desequilibrado sim e as lesões só acentuam isso, mas continua a haver qualidade para mais. Talvez a pausa para as Selecções ajude e refrescar a cabeça e voltar melhor prontos a dar a volta a isto. Quem sabe Tudor sair e alguém assumir para essa pausa Internacional e tentar no regresso haver melhoria. Nottingham e West Ham estão em crescendo com os treinadores Tugas e no caso do Forest tem um ótimo plantel inclusive. Leeds e Brighton são equipas capazes de pontuar em qualquer campo num dia sim. Ou o Tottenham começa a acordar e pontuar ou corre sério risco de descer divisão! E com o empate do City nesta jornada, podemos mesmo vir a ter Arsenal campeão e se acontece e os Spurs descem seria uma humilhação para os adeptos imperdoável! Apesar de tudo espero que não desçam claro. Muitos jogadores não irão querer jogar o Championship, embora tenham a responsabilidade de trazer o clube de volta à Premier caso aconteça. Mas mantendo uma base devem regressar rapidamente, mas é melhor não correr riscos. Continuo a achar que vão engatar eventualmente e safar-se mas está red line!

  • Thomas Spurs
    Posted Março 6, 2026 at 9:18 am

    Confesso que nao é facil ser adepto deste clube.

  • Mantorras
    Posted Março 6, 2026 at 9:40 am

    Tottenham viu Amorim e pensou “we can beat that” xD

  • batalha34
    Posted Março 6, 2026 at 10:29 am

    O problema do Tottenham nao é o treinador, é o guarda-redes

  • O Comendador
    Posted Março 6, 2026 at 10:59 am

    Isto precisa de um Jaime Pacheco, ou um Petit.

    • Chanandler Bong
      Posted Março 6, 2026 at 12:46 pm

      Lito Vidigal

    • Filipe22
      Posted Março 6, 2026 at 2:47 pm

      Só vai lá com Kaizer (claramente um dos melhores treinadores do mundo quando estava noo Spoorting) ou Silas (talvez o melhor treinador português de sempre).

      Saudades daquele Pormenor…

  • Honestly II
    Posted Março 6, 2026 at 12:49 pm

    Será que conseguimos repescar o porro ou é sonhar demasiado alto?

  • Neville Longbottom
    Posted Março 6, 2026 at 1:08 pm

    Então e tirar o Big Sam da reforma? Isso é que era!

Deixa um comentário