Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: “Mudar-me do Sporting para o FC Porto foi das melhores decisões que tomei”

João Moutinho, em entrevista aos canais oficiais da Premier League, assumiu que sair do Sporting para o FC Porto, em 2010, foi uma das “melhores decisões” que tomou na carreira. “Era capitão do Sporting, mudar para o FC Porto não foi fácil, mas foi uma boa decisão, uma das melhores que tomei no futebol, porque ganhei muita coisa”, disse o médio. Já sobre a opção de se juntar ao Wolverhampton , destacou: “Escolhi os Wolves porque se trata de um novo projeto, uma equipa que quer ser maior em Inglaterra. Tento dar o meu melhor para ajudá-los a atingir este objetivo”.

60 Comentários

  • Filipe_Carvalho
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:47 pm

    Não condeno o Moutinho. Tal como não condenei o Simão ou o Quaresma. Eu se me oferecerem mais numa empresa que seja concorrente da minha e onde vou ter mais probabilidade de sucesso também vou. O que eu condeno a estes jogadores é as atitudes que têm para sair e as declarações que dão a falar mal do antigo clube. De resto profissionalmente nada a dizer.

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:28 pm

      O Simão e o Quaresma são casos diferentes. Nenhum deles trocou o Sporting directamente para um rival, simplesmente sairam para o estrangeiro, não resultou ou não se sentiam bem e voltaram para Portugal para os clubes que lhes fizeram propostas, no caso Benfica e Porto.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:13 pm

        Não vejo problema nenhum na troca directa. Só para exemplificar em Itália é prática corrente. Pirlo é Seedorf são apenas dois exemplos.

        • Daniel Alves
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:06 pm

          A Itália nisto é um caso à parte porque eles até emprestam jogadores a rivais se for preciso. Há uns anos atrás o Buffon lesionou-se e o Milan emprestou-lhes o Abbiati até ao fim da época. O Inzaghi mudou-se da Juve para o Milan, o Baggio e o Davids jogaram nos 3 grandes, o Ibra também.
          Eu falei em trocas directas porque foi esse o caso do Moutinho, enquanto os outros dois foram para fora primeiro e só depois voltaram. Acho que isso ajuda a atenuar a situação.

  • johnny balls
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:00 pm

    espero que fale melhor francês do que inglês, de resto, obrigado por tudo, a tua saída e do james em conjunto com a saída do VP originou 4 anos de seca

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:23 am

    Fez o que achou melhor fazer e correu-lhe bem.. Mas isso não quer dizer que os adeptos do Sporting alguma vez o irão perdoar.

    Imaginem o Iniesta sair para o Real Madrid em 2015 e ganhar 3 Champions seguidas e depois dizer que foi a melhor escolha que fez no futebol… Embora se compreendesse as suas declarações, nunca mais poderia entrar em Barcelona outra vez.

  • AndreChaves9
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:51 am

    Normal. Quem quer estar para sempre no Sporting…

  • Bruno_Costa
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:41 am

    Há pessoas que cospem no prato onde comeram, e depois há Moutinho….

    • Antonio Clismo
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:25 am

      E depois acham anormal que qualquer miúdo da formação actualmente tenha como maior sonho jogar num dos rivais em Portugal.

      O Sporting caiu tão fundo que se o Benfica chamar qualquer miúdo força logo a saída do Sporting para ir para o Seixal. Treinadores ídem.

      O Sporting está entregue aos abutres.

    • Pipo
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:44 am

      Cuspiu num prato vazio, a ver se brilhava mais :D

  • Kacal
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:02 am

    Não vejo o mal no que disse, sinceramente. O que conquistou o Moutinho no Porto? Logo no ano seguinte foi Supertaça, Campeonato, Taça e Liga Europa. Ainda ganhou mais 2 campeonatos e 2 supertaças. Obviamente foi uma mudança positiva. E falam da sua atitude mas e a atitude do clube na sua saída e aquilo que foi apelidado? Há sempre os dois lados da moeda.

    • Ze Maria
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:49 am

      O Sporting foi muito brando com Moutinho após a sua saída.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:27 pm

        Para ti, para mim não foi mas temos maneiras de estar e viver o futebol diferentes, aceito. Mas para mim não vivo a rivalidade dessa forma e se o jogador sempre deu tudo pelo meu clube e depois sai para um rival e tem sucesso, não digo que vá ficar contente e apoia-lo, mas pelo menos não fico a “odiá-lo” também, é indiferente para mim, mas compreendendo a situação.

      • junior_1984
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:05 am

        Mais um dos problemas do sporting. Perder um jogador destes é sempre mau, seja para onde for. Perder para um rival direto ainda pior, mas a ideia que passa é que desde que nao fosse para o benfica, a massa adepta não se importava. Mais uma vez aqui reside a falta de foco do sporting. Enquanto o sporting não perceber que o que importa é o sporting e não ser anti qualquer outro clube, nunca se vão reerguer. Saudações

  • Bernas
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:38 pm

    Era o capitão, a referência e o símbolo do clube, não poderia de maneira nenhuma sair para um rival. Será para sempre persona non grata em Alvalade. Ele e o Bettencourt.

    • DM
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:04 am

      Porque é que não?
      Perdoe me a indiscrição mas qual a sua profissão?!
      Se amanhã o rival da empresa onde trabalha lhe oferecesse o dobro do salário e melhores condições de trabalho quanto tempo demorava a decidir se? Iria recusar? O Moutinho tinha de recusar? Isso dos símbolos do clube é treta, eles são profissionais do futebol, com uma carreira de 15 anos, as grandes oportunidades são para aproveitar sem pensar duas vezes. Como o Moutinho disse foi a melhor decisão da sua carreira, comparem a carreira do Moutinho antes e depois do Porto para terem uma noção

      • ilcalcioedichiloama
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:51 am

        Eu entendo a questão dos salários, mas há aqui dois pontos: o Moutinho claramente deu a facada no Sporting e ser jogador de futebol não se pode comparar a outra profissão.
        Nenhum Sportinguista gostou do que o que o Moutinho fez, portanto deveria ser um capítulo que ele não deveria mencionar mais, por respeito à massa adepta do clube onde ele se fez jogador.

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:14 am

          Porque é que jogador de futebol não se pode comparar a outra profissão? Desculpe lá mas isso para mim não faz sentido nenhum, é uma profissão como outra qualquer com a diferença que esta é bem mais curta que as outras

        • J Silver
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:05 am

          Concordo com o primeiro parágrafo: não faz sentido comparar esta profissão com qualquer outra. O futebol só existe devido à paixão dos adeptos. Para além do mais, ganha-se dinheiro suficiente para duas vidas.

          • DM
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:25 am

            Isso é mito, conhece alguém que diga “ganho dinheiro a mais, não preciso de tanto”?
            Isso é muito relativo, o dinheiro que ganho hoje há 10 anos era um sonho e hoje é pouco, o ser humano é ambicioso, os jogadores de futebol são ambiciosos. Mais, só uma pequena parte ganha esse dinheiro para duas vidas, mais, uma lesão pode terminar com esse vencimento. Mais, o dinheiro não é tudo, há a ambição de ganhar títulos e projeção ou até troféus individuais.
            Iria haver a mesma paixão se os jogadores fossem uns toscos que não dedicassem 24h á profissão? É que nas distritais não há assim tanta paixão e o que vocês querem é que os jogadores sejam amadores e não profissionais, para isso sigam clubes amadores que lá não há mercenários… Mas o pessoal gosta de bom futebol e para isso é preciso profissionais e com isso estas situações acontecerao sempre, habituem se

      • Gui Loureiro
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:17 am

        Dm, pouco me importa a mudança. Vai para onde quiser porque a carreira é sua. Aliás, como há noutros países mas aqui é impossível que se vive mais o futebol fora das 4 linhas do que o de dentro. Importa aqui é que o ser capitão, ser bem tratado, provavelmente, durante a sua estadia na academia, a aposta que é feita nele, com a idade em que foi e depois a forma como sai e continua sempre a descascar no Sporting até aos dias de hoje é miserável. É que ele fala da instituição e não de alguém em específico, ele fala com desdém da instituição e isso não dá para mjm. Para ser apelidado de maçã podre alguma coisa se passou porque ninguém faz isso de ânimo leve. Até hoje não sei o que foi mas certamente alguma coisa foi. Isso é que fica preso na garganta de muito Sportinguista. Agora se ia para o Porto, para o Benfica ou para o Olivais e Moscavide pouco me importa exactamente pelo que disseste. Cada um faz o que quer. Mas também deixo um convite. Imagina o Rui Costa na altura a fazer o mesmo ou imagina agora o Félix, capitão e tal e ia para o Porto ou para o Sporting e a ter o mesmo tipo de atitudes que o Moutinho teve desde que saiu. Era lixado não era?

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:08 am

          Sendo totalmente sincero, iria me custar imenso no caso do Rui Costa, iria me custar um bocado no caso do Félix no entanto iria compreender, basta ver comentários meus aqui aquando da ida do Maxi para o Porto, é o trabalho deles e nestas situações defendo sempre o profissional porque me coloco na posição deles e eu próprio faria o mesmo e maior parte dos que aqui criticam também o fariam. E isso é que me custa, criticar algo que os próprios fariam

      • Marchand de Tapis
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:28 am

        Comparar o incomparável. Eu não tenho 50.000 pessoas a festejar um Relatório bom que faço no emprego. Um fã desiludido é um fã que se afasta. Perde o futebol, perdem todos com o argumento do profissional. Se se mantivesse como um símbolo, teria boas oportunidades de continuar a carreira no clube depois de arrumar as botas. Assim, deixou de ter.

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:41 am

          Então a partir do momento que há pessoas a celebrar os nossos feitos profissionais devemos nos abstrair da nossa carreira? Quem lhe disse que o Moutinho queria continuar no futebol depois de arrumar as botas?
          Mais, o senhor não tem 50k de pessoas a festejar mas tem de certeza meia dúzia e quando as coisas correm mal também não são 50000 a criticar, é a mesma meia dúzia.
          Todos criticam mas gostava de ver alguém dizer de forma sentida que na sua profissão não faziam o mesmo, isto tem um nome. E não me venham com as tretas de ganhar milhões ou ter milhares a festejar, quando as coisas correm mal esses são os primeiros a criticar como se viu no verão passado, uma lesão pode acabar com esses milhões garantidos e é perfeitamente legítimo que os jogadores tenham ambições profissionais. Quando vêm de um clube menor para os vossos e dizem que era um sonho de criança são os maiores, quando fazem o mesmo mas saem dos vossos clubes sao uns ingratos, uns vendidos!
          Estou um pouco farto desta mentalidade…

      • Ze Maria
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:50 am

        Eu respondo por mim. Sacrificava a minha carreira e a minha vida pelo Sporting.

        Não há nada no mundo que seja melhor do que vestir a camisola do Sporting. Não há dinheiro nem títulos que paguem isso.

        Fim da história.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:29 pm

          Concordo com tudo, mas aplicaria isso, no meu caso ao Benfica.
          Os valores são valores precisamente porque implicam sacrifício, ao mesmo tempo que ganhamos algo. Veja-se o caso da guerra. Se eu estiver em guerra, vou abandonar o meu país para eu me safar, pensando apenas nos meus interesses? E o meu dever com o colectivo? Com o país que me criou e que me deu tudo?
          Todo estes discurso do “ah e tal são profissionais” é apenas a tentativa de vender o individualismo exacerbado, que apenas pensa em si, com a máscara da normalidade. JM ganhava 1.5 milhões de euros por ano. Estava rico e se soubesse gerir bem a carreira tinha a vida feita. Que necessidade tinha de ir para o Porto? Por muitas piruetas que se tente fazer, este tipo de comportamentos não são morais nem normais. E o que mais irrita é que quando se der o caso contrário, e estiverem no fim da linha do clube, aí alguns vêm com a cassetinha do “deu-nos muito”. Aí já há mística, aí já há apego. Quando lhes interessa. Aí o clube já não tem que zelar pelos seus interesses. Porque os jogadores têm o direito de dar um chuto no clube quando podem ganhar mais, em nome dos “seus interesses”. Mas os clubes não podem dispensar vedetas velhas em nome dos seus interesses, porque aí já há mística. Esse próprio discurso da defesa dos interesses de cada um é curioso, porque quando é o caso dos clubes pensarem em si e quererem por os patins em alguém, vem logo um choradinho com o “deu-nos muito”.
          Alguém duvida que se neste momento JM estivesse no SCP e estivesse por exemplo à beira de ser dispensado, veríamos logo a invocação da mística, de que “o futebol é amor e emoção e certos jogadores são especiais” para impedir a sua dispensa?
          Mas se a mística existe para dar a um jogador um estatuto profissional e económico de top num clube, também existe para o clube exigir a lealdade recíproca que daí advém. O mundo não funciona com valores invocados hipocritamente, quando interessa, mas com valores eternos que delimitam a acção humana. Valores implicam sacrifícios, não são palavras ocas que se invoca em entrevistas quando interessa (nomeadamente antes da renovação de contrato) e se descarta quando não interessa.

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:32 am

          Então porque não dedica a sua vida a trabalhar pro bono para o Sporting? O clube não são só jogadores, podia muito bem andar a fazer algo pelo clube de graça, sacrificar a sua carreira pelo clube! Que me diz?

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:16 pm

    Aqui está mais um exemplo do que sempre funcionou mal em Alcochete, não há afeto pelo clube e neste caso nem respeito.
    Mudar-se do Sporting para o Porto, apesar de tudo, ainda é uma coisa, agora esta constante demonstração que é portista portista e portista, realçando sempre que fez bem em mudar e é do Porto, é de uma falta de respeito gritante, ainda mais vindo de um ex-capitão.`
    Quaresma por exemplo, é um símbolo bem maior do Porto do que Moutinho alguma vez será, também foi formado no Sporting e após Barcelona teve passagens pelo Porto, sempre assumiu o seu portismo mas realçando sempre o enorme carinho e respeito pelo Sporting.
    Já este Moutinho…Bettencourt deve ter feito 90% de coisas erradas, o nome que o ex-presidente lhe deu, encaixa que nem uma luva

    • DM
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:00 am

      E a profissão dele, passou de capitão numa equipa sem grandes ambições para campeão e vencedor da liga Europa, passou de não convocado para figura da seleção, passou de não o deixarem sair para o Everton para o contrato de uma vida no Mónaco, não foi realmente a melhor opção da carreira do homem?
      Respeitar o clube é dar o máximo quando lá estava. Vocês são muito românticos mas gostava de vós ver com uma decisão destas na mão, continuar como chefe na farmacêutica Aguiar onde iniciaram a carreira ou um cargo importante na Bayer… Pois… Essas tretas só se aplicam aos jogadores de futebol, no entanto quando vêm de um Rio Ave desta vida, com todo o respeito, e dizem que era um sonho de pequenino já são os maiores e nunca se põe em causa nada, agora o Moutinho…

      Deixem se de hipocrisias, no lugar do Moutinho maior parte faria o mesmo.
      Sou benfiquista, doente, se fosse profissional do futebol trabalhava na equipa que me desse melhores perspectivas de futuro e beijava o símbolo!!!
      É a profissão deles, metam isso na cabeça de uma vez por todas e comparem as carreiras do Veloso e do Moutinho (na altura figuras do Sporting) e vejam se ir para o Porto não foi a melhor opção de carreira que o Moutinho podia ter tomado

      • NunoLFC
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:06 am

        O problema não é ele ter saído para o Porto acho. Que foi o melhor para a carreira dele ninguém duvida.

        Mas uma coisa é tu ires ao teu chefe e dizeres “chefe, é assim, tenho em maos uma oferta da empresa X, eu gosto muito de si e de trabalhar aqui, dei tudo por esta empresa, mas é uma grande oportunidade de carreira que eu quero abraçar, e a empresa X permite-te ter essa ambição”.

        Outra é a atitude do Moutinho, que sendo o capitão da equipa, faz birra para ir jogar para um adversário directo e depois está constantemente a mandar bocas ao Sporting. Não se trata da opção de carreira, trata-se da atitude. O Maxi a mesma coisa. Se tem estado calado, ainda o tolerava. Mas depois passou meses a dar entrevistas a dizer mal do Benfica e a dizer que nunca foi valorizado no Benfica e que o sonho dele era ser campeão no Porto e não no Benfica. E aí perdeu a razão toda.

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:35 am

          Porque é que o Máximo perdeu a razão? Ainda para mais essas afirmações sao subjetivas e se for essa a opinião do Maxi? Se um clube me oferecesse 2M e outro 4M (como se falou na altura) é óbvio que foi bem mais valorizado num clube que noutro, se gostavam do Maxi deveriam ficar contentes por ele conseguir um bom contrato se não gostavam do Maxi deveriam ficar contentes por ele deixar o clube que apoiam. Nunca ninguém deveria ser criticado por uma opção profissional, ainda para mais algo que não nos afecta minimamente

        • Gui Loureiro
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:23 am

          Exacto Nuno

      • Turiacus
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:46 am

        Tal como mencionaste no comentário em cima, estou completamente de acordo. As pessoas esquecem-se que essa é a profissão deles, por volta dos 35 anos estão reformados, grande parte deles não têm formação nem experiência noutra área e nem todos têm competências para serem dirigentes, treinadores, etc etc. Por isso é que compreendo quem vá para a China para sacar 10M ao ano porque é realmente uma oportunidade fantástica em termos financeiros.
        Eu sou do Porto desde sempre e adoro o clube mas será que se fosse jogador ou treinador não trocaria o “amor ao clube” por um contrato milionário? Acho que tanto eu como mais de 90% o fariam, mas como fãs de futebol existe sempre aquele romantismo e todos gostamos de ouvir os jogadores dos nossos clubes a demonstrar carinho e afeto pelo clube em causa. E, tal como mencionas, o Moutinho só disse realmente a verdade porque indo para o Porto revelou-se o melhor passo para a sua carreira, tanto a nível de títulos como financeiramente.

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:40 am

          Obrigado, começa a pensar que eu é que estava louco.
          Totalmente de acordo, o amor ao clube é bonito mas há coisas mais importantes que isso, principalmente numa carreira de 15 anos

          • Turiacus
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:09 am

            Não estás, definitivamente. Eu estou a começar a trabalhar na área de futebol e, como já disse anteriormente, sou adepto do Porto mas como é óbvio se houvesse a oportunidade de trabalhar num clube como o Benfica iria recusar? É óbvio que não visto a dimensão do clube e o enorme passo que seria para a minha carreira. Ou se estivesse no Porto e não fosse devidamente valorizado pelo clube e um clube rival lutasse por mim , me valorizasse e ainda me pagasse mais por que motivo deveria de ser julgado por isso? A carreira de uma pessoa, o aspeto financeiro que contribui para o próprio bem estar e dos familiares estão acima das suas preferências clubisticas (neste caso em concreto).

      • Gui Loureiro
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:26 am

        DM, tal como em cima, aqui vou só acrescentar que duvido muito e que esse discurso é exagerado.
        Eu sou treinador, e a minha ambição quer-me levar ao mais alto que E conseguir. Tenho as minhas preferências clubisticas, não acredito que seja doente, porque sei ser imparcial e coerente. E não sou daqueles que diz que nunca trabalharia num outro clube rival. Trabalharia com o mesmo empenho porque é a minha profissão. Daí a “beijar o símbolo”, vai uma distância muito grande. Mas faria o meu trabalho.

        • DM
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:52 am

          Garanto lhe que o único exagero será o beijar o símbolo e mesmo assim… Ok não vou dizer que fazia mas acredite que não me custava nada, há que separar as coisas e nisto sou totalmente franco.

    • Ryovanni
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:30 pm

      Falta de respeito é ter o presidente do clube chamar-lhe maçã podre, assim que ele assinou pelo Porto. O tempo e os factos vieram dar razão ao Moutinho, porque no Sporting estava a estagnar (não foi convocado para o Mundial, por exemplo), no Porto foi muito mais bem tratado do que alguma vez foi no Sporting, ganhou vários títulos e tornou-se indiscutível na seleção. Depois os sportinguistas ficam indignados e muito chateados por estas declarações, mas parecem que se esquecem da maneira como o clube o tratou e lhe estava a estagnar a carreira.

      • Gui Loureiro
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:21 am

        Ryovanni, mas viveu com ele na academia foi, para ver que ele foi melhor tratado no Porto? E foi apelidado de maça podre, e o que ele fez nos bastidores para sair, também lá estava? Eu aceito da decisão, não a forma como ele trata o Sporting desde então. Se foi ganhar mais, títulos e dinheiro fez ele bem. Agora o clube que lhe deu de comer desde os 12/13 anos… é feio no mínimo o que ele faz de cada vez que fala na televisão.

  • andre8156
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:49 pm

    Por alguma razão o apelidaram de maçã podre. Mas que tremenda ingratidão pelo clube que o formou e o projetou na equipa principal. Deve ser primo do carrillo

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:35 pm

    Como jogador tem muita qualidade. Dá tudo em campo. Já no campo humano, estas declarações deixam muito a desejar. Eu sou benfiquista e contudo não consigo entender estas declarações. Podia ter evitado este tom de mofa. Um capitão mudar de um rival para o outro é traição, salvo em algumas raras ocasiões, como a aberrante dispensa de JVP pelo Vale e Azevedo. JM pode dizer que como profissional tem todo o direito a tal, mas há regras morais no futebol. Decerto, se fosse o caso de estar em fim de contrato no Sporting e ninguém o quisesse, veríamos a cassetinha do “dei-vos muito e sou um símbolo” para exigir uma renovação de contrato. Como pôde sair para ganhar mais, esqueceu quem o projectou e ainda fala neste tom de desprezo por quem o potenciou no futebol. Nunca entenderei isto. As pessoas esquecem-se que era capitão e dos mais bem pagos da equipa. Que mais poderia pedir ao clube? Não era o caso de não estar a jogar ou não receber de acordo com o que jogava.

    A lógica mercenária é algo que nunca entenderei e acho que faz mal ao futebol.
    Também devia ser caso de reflexão numa altura em que toda a gente anda deslumbrada com a formação, ver este caso de jogadores que nascem num clube e que o traem à 1ª chance. Para certa imprensa basta ser português e nascer no clube para se ter mística. Isto mostra que não é bem assim.
    No Benfica este pensamento está a massificar-se e há quem embarque nessa ideia da formação-traz-a-mística. Que abram os olhos para estas questões.

    O amor ao clube ou nasce ou se constrói. Tanto se me dá que seja em alguém como Rui Maestro Costa ou seja em Mozer ou David Luiz. O que importa é que seja genuíno. Deve envergar a camisola quem corresponda ao perfil exigido e não a treta que a imprensa quer impôr da formação aos magotes, com a chantagem da “identificação e mística”.
    Se um jogador não quer estar preso à mística, então que não faça afirmações de amor ao clube quando lhe interessa; se as faz tem de as cumprir. Porque quando os jogadores estão num mau momento, a mística interessa para se impedir o treinador de o pôr no banco ou a direcção de o dispensar. Mas quando já não lhes interessa, agora o futebol é coisa de profissionais e não têm obrigações. É esta hipocrisia de discurso que detesto.

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:06 pm

      Eu não entendo jogadores que trocam entre rivais, pelo menos de maneira directa. Eu não conseguiria jogar no Benfica e depois sair para Porto ou Sporting, porque ia passar parte da minha carreira a ter de dar o máximo para que o clube que eu não gosto ganhe. Mas nem todos são assim.
      O João Moutinho não deve ter sentido dificuldades porque ele diz que cresceu benfiquista, tornou-se sportinguista e agora é portista, por isso andou um bocado ao sabor do vento por onde passou.
      Mas tens casos de jogadores que sendo adeptos de um clube, conseguiram envergar a camisola de clubes rivais. O Artur Correia era benfiquista ferrenho e trocou o Benfica pelo Sporting. E continuou a ser benfiquista lá e quando chegava aos intervalos perguntava como é que estava o Benfica. E há os casos daquelas trocas entre Porto e Sporting como o Jaime Pacheco, o Sousa, o António Oliveira, o Fernando Gomes ou o Inácio. Ninguém duvida que o Gomes e o Oliveira são portistas, acho eu.

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:27 pm

        Sim eu sei que a questão é algo cinzenta. Mas para mim a questão sobretudo na forma como os jogadores comunicam e como se apresentam. Se não querem estar presos à mística então nunca prometam tal. Então são livres. Agora o que me enoja é virem servir-se da mística para exigirem enormes contratos, para sentarem no banco jogadores bem melhores que eles e depois, quando lhes dá jeito, a mística é coisa de velho do Restelo.
        Dou-te 2 exemplos. O JVP quando foi para o SCP não conheci nenhum benfiquista que o atacasse. Ficamos tão envergonhados com a dispensa dele que sentimos que o JVP tinha direito de ir para onde quisesse. Ele nunca abandonou o Benfica, o chulo do Vale e Azevedo é que o pôs a andar. E ele nunca atacou ou insultou o Benfica depois disso. Tanto que quando regressou à luz no primeiro Benfica-Sporting não me apercebi de nenhuma hostilidade contra ele e houve até quem no final o cumprimentasse nas bancadas (refiro-me a adeptos do Benfica). É claro que nunca torci por nenhum dos seus golos, mas continuo a gostar muito dele e o seu 8 no Manto Sagrado será sempre mítico. Nunca esquecerei o que deu ao Benfica nos tempos miseráveis de Damásio e Vale e Azevedo.
        Num outro contexto, relembro a ida do Betinho do futsal do Benfica para o do Sporting. O Betinho era ferrenho do Benfica, mas estava tapado naquela equipa magnífica de Ricardinho, Arnaldo, André Lima, etc. Queria jogar mais e quis sair para tal. O Sporting foi quem apareceu. Deu tudo em campo pelo seu novo clube, mas nunca destratou o Benfica, nem os sócios, nem cuspiu no prato onde comeu. Econtinuou a torcer pelo Benfica, fora do futsal. Por isso nunca guardei rancor a estes dois jogadores. Entendi em que circunstâncias saíram. Gosto de os ver num rival? Não, mas não guardo rancor. Bem distinto são casos como os de Maxi Pereira ou do Rodriguez, que pela forma como se comportaram mostraram falta de carácter e nunca mais poderão fazer parte da nossa família.
        Admito que seja uma questão cinzenta por vezes, as muito depende da forma como os jogadores se comprometem com o clube e o que prometeram.

        • Daniel Alves
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:03 am

          Estás a falar da maneira como os jogadores falam de um clube como se fosse o amor da vida deles, mas só até aparecer um a dar mais. Sim, isso eu percebo bem. Eu como benfiquista não me sentia bem a representar e defender Porto ou Sporting. Lá fora também tenho clubes preferidos e não teria problemas em jogar nos seus rivais, por exemplo.
          Esses exemplos que deste são bons, principalmente o do JVP. Claro que os adeptos perceberam que ele foi empurrado do clube e só foi para o Sporting passado uns tempos, não andou a fazer birras para sair e pisgou-se para Alvalade. Esses casos a malta percebe. Do Betinho não me lembro desse caso, embora o nome não seja desconhecido.
          O de Maxi Pereira é o mais flagrante, um jogador que também era um dos capitães, que um mês antes de sair falava do gosto pelo Benfica e que o Porto era ajudado pelos árbitros e depois vai para lá. Esses sim, não dão hipóteses a que haja muito respeito. O caso do Rodriguez já olhei de maneira diferente. Principalmente porque vieram com a conversa que o roubaram ao Benfica, quando ele estava emprestado pelo PSG e por isso nem era nosso.

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:20 am

          *mas muito depende

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 9:45 pm

    É natural, saiu de um Sporting que tinha ficado a quase 30 pontos do 1.º lugar essa época para uma das 3 melhores equipas portuguesas do século XXI (Porto do Mourinho, Porto do AVB e Benfica do Tetra). Cá foi acarinhado e venceu tudo o que havia para vencer. Resposta normal.

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:55 am

      Trocava o Benfica do Tetra pelo Benfica de 13/14 nesse pódio…

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:23 pm

        Com Tetra não quis dizer o ano em que venceu o Tetra, referia-me à “equipa” que venceu os 4 títulos. Até porque acho o últimos do 4 o ano em que o Benfica pior jogou.

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 11:08 pm

      Ele saiu para o Porto porque sentiu que ali teria mais hipóteses de ser campeão. Não sabia de antemão o que aquela equipa seria,

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 7:33 am

        Eu digo que em retrospectiva é natural ele dizer o que disse. Não estou a dizer que ia adivinhar que ia vencer tudo. Olhando para trás, no lugar dele, realmente é normal pensar que tomou uma excelente decisão.

        • Daniel Alves
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:29 pm

          Claro, agora que olhamos e vemos o que foi aquela época, foi realmente um decisão pessoal acertada.

  • Mabk
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 9:43 pm

    Das pessoas que mais desprezo como Sportinguista, como é que tem a lata de dizer que alguma vez foi do Sporting quando saiu sem razão nenhuma para um rival. É tao sportinguista como o Carrillo

    • Chico
      Posted Fevereiro 18, 2019 at 10:44 pm

      O Sporting cortou-lhe as pernas quando não o deixou sair nos anos anteriores. Se nunca tivesse ido para o Porto, talvez nunca tivesse tido a possibilidade de progredir no Sporting, como tantos outros que ficaram a estagnar em Alvalade.

  • RLuz
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 9:36 pm

    Pois foi Moutinho.
    E o Sporting tomou umas das piores decisões em vender o passe dele ao Porto!

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:15 pm

      Acho que o Sporting não tinha saída. Na altura constou-se que o Sporting tinha antes assinado na renovação com JM que se surgisse uma proposta de 10 milhões no mínimo, JM poderia assinar por quem quisesse. Se era ou não verdade não se sabe, o certo é que se isso existiu foi um acto muito lesivo para o clube. A partir do momento em que o Porto paga os 10 milhões, o Sporting não tinha chances de parar o negócio. Constou-se que isto foi após o Sporting ter impedido a saída de JM para o Everton por 15 milhões. Na altura JM fez uma conferência a dizer que queria sair. o que gerou mal estar no clube. A partir daí algo terá ficado no contrato que estabelecia que a partir de 10 milhões o clube não pararia uma saída. Repare-se o erro. Não vendeu por 15 milhões ao Everton, quando isso permitiria um grande encaixe e uma saída pacífica do jogador e acabou a vendê-lo a um rival por preço da chuva.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 18, 2019 at 9:12 pm

    Era capitão e mudei-me. Diz tudo. Não condeno, mas ele também compreenderá a animosidade de que é alvo no clube.

Deixa um comentário