Más notícias o Fernandinho vai ficar por cá pelo menos mais 10 anos.
JoaoMiguel96
Posted
Junho 27, 2021 at
11:06 pm
Tudo ao molho e em fé em Deus.
Também sei dizer umas coisas aleatórias.
Jeremias
Posted
Junho 27, 2021 at
11:08 pm
FS muito esperançoso e a dar já um voto de confiança ao próximo selecionador, bonito!
poborsky7
Posted
Junho 27, 2021 at
11:08 pm
Lá vamos nós ter que aguentar Fernando Santos por mais 2 anos.. que suplicio.
Fernando Santos não arrisca.. deu uma primeira parte de borla contra a belgica..logo com uma postura de medo nos primeiros minutos de jogo.
Voltou a insistir em Jota na esquerda e BSilva na direita quando se viu nos jogos anteriores que não estava a resultar. Insistiu em William mais do que devia. Só ao terceiro jogo é que meteu o renato quando se via a léguas que era o nosso jogador em melhor forma.
Não deu minutos a guedes quando teve um final de época em grande nível e ainda mandou neste ultimo jogo os nossos jogadores mais rápidos para a bancada.
Irmos para o intervalo a perder e ele não muda logo..ainda teve que esperar mais uns 15min a ver o que dava para depois sim fazer as substituições.. é muito reativo em vez de ser proativo e isso parecendo que não passa para os jogadores
Hoje não teve a sorte que teve em outros jogos mas a vida é assim..confiar só na sorte tem destas coisas.
PoteMais10
Posted
Junho 27, 2021 at
11:09 pm
Esperemos que com ele a apoiar na bancada…
Sosa
Posted
Junho 27, 2021 at
11:11 pm
Se o Fernando Santos não está a brincar “ao futebol”, parece. São constantes palmadinhas nas próprias costas para disfarçar a incompetência que reina na nossa seleção nacional.
Não há sequer desculpas para o que se passou:
-fez a convocação que fez a seu bel prazer, invocando relações pessoais ou de conveniência (leia-se por ex William);
-não houve sequer uma tentativa de renovação. Estranho não ter convocado Éder, Quaresma, Nani, Adrien, João Mário, Bruno Alves e todos os outros ainda no ativo que estiveram presentes em 2016;
-um futebol na calha. temos jogadores com demasiada qualidade para este “futebol” e após 5 ou 6 anos disto, já nos é normal. Se há coisa que o Engº do Penta ( até neste titulo tem um mérito indevido ) fez com sucesso foi baixar as nossas expectativas para o nível abaixo de medíocre.
Estou revoltado da mesma forma que fico quando vejo alguém no trabalho com cargos superiores sem qualquer capacidade.
peço desculpa pelo desabafo com uma pitada generosa de frustração
Santos David
Posted
Junho 28, 2021 at
11:53 am
estou contigo
Kacal
Posted
Junho 28, 2021 at
1:20 pm
Olha que João Mário, Quaresma e Nani até podiam ser úteis neste Europeu ainda e se calhar acrescentavam mais que alguns dos que foram… o primeiro foi titular no Sporting e fez uma boa época tendo a química e rotina com Palhinha no meio-campo. O segundo com a sua qualidade técnica e imprevisibilidade a sair do banco podia dar jeito, mostrou no Vitória que continua bem. E o terceiro está num ótimo momento de forma e confiança no Orlando City tendo certas qualidades que poderiam ser úteis como a sua experiência, inteligência de movimentos, capacidade de ter bola e remate/finalização. Até nem era mal pensado, para ter certos jogadores no banco que nem calçaram mais valia levar estes três.
disturbed17
Posted
Junho 27, 2021 at
11:16 pm
Ótimo timing para mudar de selecionador, Fernando sai com 2 títulos, e será sempre um herói por isso.
Mas numa fase de mudança onde o seu núcleo está prestes abandonar, nada melhor que um refrescar de mentalidade e de convocatórias, podemos não voltar a ganhar 2 troféus nos próximos 20/30 anos mas temos jogadores para jogar muito melhor que na era Fernando Santos.
Citizen_Erased
Posted
Junho 27, 2021 at
11:18 pm
O Fernando Santos tem de começar a partilhar com a malta o “tabaco” que levou na mala.
Depois desta performance, qualquer coisa que não pedir a demissão é patético.
BenDover
Posted
Junho 28, 2021 at
10:25 am
É verdade! Tem de distribuir os maços pelo resto da equipa porque só pode levar um volume de tabaco na mala de mão.
DNowitzki
Posted
Junho 27, 2021 at
11:23 pm
É pá, este ano ganhei a minha «fantasy league» da NFL, algo impensável e absurdo, que jamais sonhei acontecer. Mas deu: o adversário das meias finais teve 2 jogadores com COVID-19 e o da final um, mais duas lesões. Foi uma sorte descomunal que tive.
Acontece… Como diria o saudoso José Torres, deixem o senhor engenheiro sonhar, até porque tem de ir buscar a mala a cascos de rolha antes de voltar a Portugal.
Amigos e bola
Posted
Junho 27, 2021 at
11:25 pm
A vergonha é ter a certeza de que este incompetente ainda vai continuar por cá de pedra e cal.
Sodogodo
Posted
Junho 27, 2021 at
11:25 pm
No Euro 2016 ganhou um jogo nos 90 minutos, mas levou a Taça e já muda um pouco a história.
Na Taça das Confederações não conseguiu chegar à final, limitando-se a ganhar a Rússia e Nova Zelândia. No Mundial 2018 só bateu Marrocos e nem merecia; No Euro 2020 apenas ganha à Hungria. O crédito da vitória do Euro vai durar, mas isto são números um pouco ridículos para a selecção que tem Ronaldo, o melhor jogador da premier league, o melhor jogador do Man United nos últimos 2 anos, 3 jogadores do Vice-Campeão Europeu, outro a jogar no Liverpool, 2º melhor marcador da Bundesliga, etc etc.
No Euro 2016 Portugal tinha uma equipa que fazia sentido jogador daquela maneira, mas 5 anos passados temos melhores jogadores, mais jogadores a jogar alto nível em candidatos para ganhar a Champions. O futebol tem de mudar, porque não dá para ter a mesma formula de 2016. Nem os jogadores parecem gostar ou se adaptar.
Portugal tem formar uma equipa à volta dos seus melhores atletas, que gostam de ter bola no pé e não pode jogar apenas em função do adversário como equipa pequena. Isso resultava quando tínhamos apenas o Pepe e Ronaldo num clube candidato à Champions. Hoje temos vários.
Nome sem Caracteres Ilegais
Posted
Junho 27, 2021 at
11:55 pm
Sodogodo
Por alma de quem é que tem em conta a Taça das Confederações e não a Liga das Nações? É que a segunda é bem mais difícil que a primeira, a meu ver…
Farinheira
Posted
Junho 27, 2021 at
11:28 pm
Alucinante. Vítor Pereira ou Luís Castro para ontem.
Quer dizer, alguém que ponha Portugal a jogar à bola. Até nelo vingada.
Af2711
Posted
Junho 27, 2021 at
11:29 pm
Discurso para enganar quem quer ser enganado.
BioSpot
Posted
Junho 27, 2021 at
11:37 pm
JJ és tu?
Está visto que só depois da miserável prestação da armada Lusa no proxímo Mundial ele vai embora!
MagicoLucho
Posted
Junho 27, 2021 at
11:38 pm
Como é que ele leva 4 da Alemanha, empata com a França e perde com a Bélgica nos oitavos e sente-se com moral para dizer que vai ganhar o Europeu. Isto é de lunáticos só pode.
Não fosse ele ter uma grande relação com o Cristiano e já o tinham mandado embora
cdiogo77
Posted
Junho 27, 2021 at
11:40 pm
Tanto treinador portugues de qualidade livre…vamos desperdiçar esta geração:
– Leonardo Jardim
– Vitor Pereira
– André Villas Boas
– Marco Silva
– Paulo Fonseca
– NES
– Luis Castro
Mas vamos continuar nisto…
fsrgio
Posted
Junho 28, 2021 at
12:14 am
Jardim não está no desemprego e o Vilas Boas só quer saber de rally e ser presidente do Porto.
cdiogo77
Posted
Junho 28, 2021 at
12:27 am
Verdade, ja nao me lembrava de Jardim. Vitor Pereira acredito que fosse uma boa opção apesar de nao ser um portento ofensivo o seu futebol habitualmente
Joaquim O
Posted
Junho 28, 2021 at
11:25 am
Jardim esta nas arábias, aposto que não recusava a seleção nacional se lhe fosse oferecido.
El Bandido
Posted
Junho 28, 2021 at
1:44 am
NES? Marco Silva? Pelo amor de Deus… Nessa lista o único treinador livre com mãozinhas para isto talvez seja o Paulo Fonseca, e é duvidoso…
Estigarribia
Posted
Junho 28, 2021 at
8:20 am
cdiogo77,
Via com bons olhos Luís Castro a pegar na Selecção Nacional e potenciar jogadores como João Félix, Bruno Fernandes, Pote, Bernardo Silva, Jota ou Rúben Dias e juntando-lhes nomes como CR7, Pepe ou João Moutinho.
Saudações Leoninas
Xyeh
Posted
Junho 28, 2021 at
9:06 am
Eu subscrevo, além disso sabemos que Luís Castro iria sempre olhar para os sub 21, com a sua equipa técnica poderia ser um óptimo passo para todos os escalões e não fazer uma à FS de levar o Pote para o meter na bancada.
Estigarribia
Posted
Junho 28, 2021 at
11:49 am
Xyeh,
Contudo, é preciso que haja coragem na FPF para demitir Fernando Santos (obrigado pela conquista do Europeu e da Liga das Nações, mas o seu ciclo terminou) e que tenham a coragem de apostar em alguém como Luís Castro, que não tenha medo de olhar para os escalões jovens (mais concretamente os Sub-21 e, vá, os Sub-20).
Não tenho nada contra o Fernando Santos, enquanto pessoa, mas como treinador acho que já terminou o seu ciclo na Selecção Nacional.
Saudações Leoninas
Park the Bus
Posted
Junho 28, 2021 at
10:02 am
Nenhum desses treinadores é suficiente a meu ver, mas sim o timing de mudar seria agora sem duvida! Não vejo que tenha que ser obrigatoriamente um treinador Tuga… mas se tivesse que escolher dessa lista, Paulo Fonseca ou Leonardo Jardim (meu deus)
troza
Posted
Junho 28, 2021 at
11:25 am
Pena que Mourinho só pense na selecção como reforma.
Mas também os melhores treinadores das outras nacionalidades não estão, normalmente, nas selecções. Nós podiamos e deviamos aproveitar isto para meter um treinador decente e ter vantagem mas preferimos equilibrar as coisas com um treinador que cada vez parece que apenas ganhou o que ganhou (que nem foi assim tanto) com uma sorte de todo o tamanho.
Já agora… com o histórico horrivel de Portugal em Mundais (tirando o de 2006), curiosamente o segundo melhor foi com Carlos Queiroz onde fomos eliminados pela super Espanha (que limpou tudo em 6 anos) e foram as criticas que foram (justas)… como este aguenta, nem sei.
Filipe22
Posted
Junho 27, 2021 at
11:56 pm
Pensei mesmo que tinha levado tabaco para um mês, mesmo assim diz coisas assim. Quer ganhar o Mundial mas começa um Euro com William e Danilo frente à Hungria…
fsrgio
Posted
Junho 28, 2021 at
12:11 am
So consigo encarar estas declarações como gozo. A jogar assim nem a 2 liga ganhavas janto mais o mundial…
Kuntz
Posted
Junho 28, 2021 at
12:47 am
Discurso de quem está acomodado e sabe que tem o lugar seguro.
Kuntz
Posted
Junho 28, 2021 at
12:51 am
O lance do golo da Bélgica demonstrou mais uma vez a dificuldade em Portugal defender a largura, mas também não havia um médio a fazer o acompanhamento? E já agora, porque a defesa defende tanto junto à baliza? Depois obviamente Rui Patrício mal posicionado. Um conjunto de trapalhadas que custaram uma eliminatória.
Fernando Santos, pelos vistos nada aprendeu com o desaire em Munique, mais uma vez não fez o seu trabalho de casa.
Filipe Ferreira
Posted
Junho 28, 2021 at
10:24 am
É verdade, o jogo da seleção tem um problema enorme na largura tanto defensiva como ofensiva. Defensivamente o ala fecha tão por dentro que parece que defendemos com 3 centrais, mas falta o extremo descer e fazer de lateral. Ofensivamente, à parte de Cancelo, ninguém é capaz de chegar à linha de fundo com bola.
Daniel Alves
Posted
Junho 28, 2021 at
2:20 am
“Olhar em frente e ganhar o Mundial” ou traduzindo, calhar num grupo acessível para o nosso valor, chegar à ultima jornada a fazer contas, passar com 4/5 pontos e cair nos oitavos com um Paraguai ou uma Dinamarca. Repeat em 2024.
TBL
Posted
Junho 28, 2021 at
8:41 am
Na verdade, nem isso. Há uma ideia generalizada de que 2016 foi caso único, mas desde então os dois lados do quadro têm estado muito desequilíbriados: no WC2018, Portugal deixou-se empatar estupidamente a acabar com o colosso Irão e com isso emparelhou no lado mais difícil do quadro (onde estavam Argentina, França, Brasil e Bélgica) quando uma vitoria nos colocaria num lado onde estaria apenas Croácia e Inglaterra. Em 2020, o 2º lugar do nosso grupo permitia-nos evitar França, Bélgica, Espanha e Itália (e Alemanha), calhando num lado só com Países Baixos e Inglaterra.
Por isso, tem havido incompetência até a gerir esse tipo de coisas. Por isso, se tudo continuar igual, corremos o risco de fazer uma fase de grupos pouco competente e de levar logo com um tubarão nos 1/8.
troza
Posted
Junho 28, 2021 at
11:21 am
Mas devido ao jogo da Alemanha ou era 1º lugar ou 3º.
Se bem que o primeiro era melhor, nós não temos um historial de ganhar à França. Em termos de resultados no grupo conseguimos o que foi possível e nenhum resultado é assim tão mau ou escandaloso quanto isso: ganhámos a quem tinhamos de ganhar, ainda fomos buscar um ponto à França e perdemos com a Alemanha. Isto não é de todo mau.
O problema é o potencial e a capacidade que todos nós vemos na selecção para fazer isto melhor. Com a Alemanha fomos presa demasiado facil, com a Hungria foi outra vez a questão da sorte porque nem mexemos bem, jogadores fora de forma ou que não dão características interessantes em campo e outros no banco, etc…
Ou seja… podiamos ter tido estes resultados e até ninguém estava chateado se aquilo que mostramos dentro de campo não seja tão aquem daquilo que podemos fazer.
Temos o melhor jogador do campeonato inglês, dois dos melhores médios do campeonato inglês (e daqui ainda dois finalistas da champions), temos um campeão francês, o segundo melhor marcador da alemanha, o melhor avançado e marcador de Itália (foi, não foi?), o Pepe pode não estar no seu melhor mas, além de estar em forma, tem uma experiência incrível (quantas equipas têm um central titular em 4 champions ganha?), o lateral esquerdo é titular numa das melhores equipas da Alemanha, um jogador regular qb no PSG e ainda temos alternativas para mexer com o jogo se é preciso contra-atacar, se é preciso mais criatividade e tal.
Perante isto tudo, é esperado mais. É incrível como conseguimos ter jogadores como o Bernardo Silva e o Bruno Fernandes a render muito pouco no Euro. Na liga inglesa são fantásticos? Na europa foram fantásticos! E isso é a parte frustrante. Perder com a Belgica é aceitavel se eles tivessem em forma. Não fazem nada, ficam sem os melhores jogadores e nós com isto tudo conseguimos ter uma bola no poste e pouco mais? Até Marrocos fez mais contra nós em 2018…
Daniel Alves
Posted
Junho 28, 2021 at
2:14 pm
Mas o meu ponto é esse, é a facilidade com que perdemos pontos com equipas inferiores. O nosso grupo do Mundial 2018 era para fazer 7 pontos no minimo, mas lá tivemos uma vitória à rasca contra Marrocos e um empate com o Irão. E depois apanhamos o Uruguai, que eu acho que no geral tem pior equipa que nós e vamos de vela. Já para não falar a falta de futebol que se joga.
JJoker
Posted
Junho 28, 2021 at
8:13 am
Demente.
HeberPrincipe
Posted
Junho 28, 2021 at
9:01 am
O Timing para se mudar de seleccionador está ótimo
Park the Bus
Posted
Junho 28, 2021 at
9:40 am
FS a cobrir uma desilusão com uma esperança futura… #tabacoMágico
De lamentar nesta seleção ausências de P.Neto e J.Cancelo que são para mim titulares de caras, e a não utilização do Pote em detrimento dos sempre apagados DJ e BS.
Joaquim O
Posted
Junho 28, 2021 at
10:13 am
Quem é que ainda anda iludido com o FS? Já sabemos que este discurso é para disfarçar as limitações dele. E não me venham com a Liga das Nações de 2019, ninguém liga para essa a competição inventada pela UEFA para tornar jogos amigáveis mais interessantes, não significa nada.
Filipe Ferreira
Posted
Junho 28, 2021 at
10:21 am
Excelente, tá resolvido, está tudo falado. “Olhar para a frente e ganhar o mundial”. Nem é preciso responsabilizar ninguém pelo falhanço se é assim.
BenDover
Posted
Junho 28, 2021 at
10:27 am
Nando só sai depois do mundial e quando sair o Marcelo ainda o condecora por bons serviços prestados à nação.
BrunoAlves16
Posted
Junho 28, 2021 at
10:45 am
Falta de noção. O que o leva a dizer isto? Se for pelas prestações recentes nem vale apenas insistir, demasiado pobre. Se for pelo histórico em mundiais então menos ainda, é paupérrimo. Portugal marcou presença em 7 mundiais, o que num total de 21 dá apenas um terço. Desses 7, em três não fez sequer o mínimo exigível de passar a primeira fase. Apenas por duas vezes chega até ao fim (leia-se meias finais) ou seja, um décimo do total.
Até selecções como a Hungria, Bélgica e Polónia têm um registo superior a Portugal no campeonato do mundo.
Amigos e bola
Posted
Junho 28, 2021 at
10:55 am
Acreditam que ele vai deixar o lugar à disposição? Eu não acredito, sinceramente. E acho que ninguém acredita.
Ele está acomodado, vai continuar acomodado, não tem capacidade para este patamar, e acho que isto só é adiar o inadiável.
Tiago Silva
Posted
Junho 28, 2021 at
11:17 am
Incrível a casmurrice deste homem, para ele continua sempre tudo bem! Mais do que o futebol defensivo, o não jogarmos nada, é esta atitude egocêntrica, acomodada e convencida. Eu até era um dos que defendia a sua continuidade, mas com esta postura que ele mostrou neste Europeu já só o quero ver muito longe!
Knox_oTal
Posted
Junho 28, 2021 at
11:17 am
Optei por não comentar ontem pois a amargura nas palavras seria por demais evidente e seria decerto injusto para vários jogadores e até mesmo com o seleccionador. Pessoas que já me deram grandes momentos de alegria e por quem tenho respeito… logo esperei por fazer a “digestão” desta derrota! E esta referência ao Mundial 2022 é uma boa oportunidade para fazer uma espécie de balanço das Quinas….
A começar pelos adeptos, é triste ver que para muita gente a selecção é apenas mais um “campo de batalha” para exprimir a sua clubite… onde apenas e só a sua cor tribal importa, ou então aqueles “vendedores de desgraça ambulantes” que adoram os jogos da selecção para terem maior atenção e depois, quando corre bem, lá aparecem de fininho também a festejar… só para dizer no dia a seguir que foi tudo hype e sorte! Enfim, é o que há… mas acho especialmente triste a tendência para se visarem certos jogadores consoante o seu passado clubístico (mentalidade muito pequenina dos portugueses nesse aspecto, falta cultura desportiva!!!).
Depois há a questão da Ronaldomania… é inegável que o Cristiano é um dos melhores de sempre e como pessoa não me parece que seja o lixo humano que muita gente diz ser. É um apenas um “gajo” com defeitos e qualidades, que, acredito genuinamente, dá o seu melhor para ser o melhor que pode e um exemplo (indiscutivelmente de forma algo artificial muitas vezes, devido à máquina de propaganda que tem à sua volta)… e por acaso tem uma enorme capacidade de trabalho e profissionalismo que o permitiram atingir o Olimpo no futebol. É palerma como se fala displicentemente dele por vezes (e contra mim falo), fazendo de conta que não teve um impacto gigantesco na selecção nestes anos todos… mas uma vez faz parte da nossa cultura invejar e maldizer o “vizinho” que teve mais sucesso que nós na vida! No entanto, por outro lado, todo o circo mediático à volta do Cristiano penso que acaba por ser nefasto para a selecção, pois perde-se o foco, confundem-se objectivos e dentro de campo nota-se que há uma pressão, por vezes angustiante, de o servir (pode-se dizer que será a admiração e estatuto face aos colegas, claro que sim, mas esta pressão mediática para fazer o Cristiano brilhar também deve influenciar… além de tudo e primeiro que tudo, os jogadores são humanos). Por isso, no somatório das coisas, pessoalmente, não o levaria para este Europeu, não pela (falta) qualidade (obviamente ainda a tem, aliás ainda ontem houve um período que foi ele que puxou pela equipa, vindo atrás buscar jogo e dando discernimento, e goste-se ou não é o actual melhor marcador do torneio), mas pelo efeito condicionador que cada vez mais tem sobre os colegas e pelo discurso cada vez mais obsessivo que se tem sobre os seus recordes e afins, deixando o que realmente devia importar, as QUINAS, para segundo plano, já para não falar do tratamento de indiferença dado a outros craques portugueses (culpa da Federação e Fernando Santos aqui), a questão dos livres (começa a ser anedótico, muito mal aqui o Cristiano a não querer admitir algo pelo bem colectivo por puro ego e vaidade), o condicionamento táctica que a sua presença implica… enfim, está na altura de deixar o lugar a outro ou então admitir que se tem 36 anos, que se perderam faculdades naturalmente e deixar o colectivo brilhar… deixando margem para que outros se assumam como protagonistas! Wishfulthinking… infelizmente penso que a tendência será para piorar e desta forma irá desgastar de forma desnecessária a imagem e legado! Pelo menos façam já em Setembro um amigável com a Andorra para ele marcar um hattrick (o Ali Daei diz que marcou 111 agora, logo na vias das dúvidas), e acabar com esta sua obsessão e do adeptos/media… sim os adeptos contribuem imenso para este circo (ironicamente também o estou a fazer agora), quer sejam diehard fanboys ou “profissionais do ódio”. Eu chego a três conclusões: o Cristiano deu muito à selecção e tem um extraordinário legado, a equipa das Quinas é MUITO mais que os recordes dele e que com outro seleccionador as coisas poderiam ter corrido doutra forma (Santos fez sempre questão de passar a ideia que CR7 estava acima do grupo, e a forma como o encaixou na equipa acaba por prejudicar toda a gente).
E pegando na forma como o seleccionador geriu o grupo e o talento à disposição… Fernando Santos quanto a mim falhou em vários aspectos neste Europeu. Primeiro, não soube distinguir o discurso de candidato assumido que confia na sua qualidade, para mim adequado ao estatuto actual de Portugal, para um discurso repleto de fanfarronice e repleto de clichés. Historicamente damo-nos mal com o favoritismo, mesmo quando somos nós mesmos que o declarámos… se calhar mais valia jogar a carta do underdog e do jogo-a-jogo. Depois, a equipa é um deserto de ideias, não há uma verdadeira estratégia ofensiva, é muita das vezes esticar o jogo o mais rápido possível e servir quanto antes o Cristiano… e na segunda parte deste jogo os últimos 20 minutos são de uma anarquia por demais evidente. O grupo foi gerido de forma pobre… o Cristiano não é substituído porque razão quando acaba os jogos todos a passo e estourado, Diogo Jota foi sempre titular porquê quando não lhe estavam a correr bem as coisas, o Guedes foi convocado para quê?!?, o Rafa (que por mim nem ia) passa de “arma secreta” para a bancada no primeiro jogo a eliminar, André Silva pouco utilizado, Félix extremamente pouco utilizado (se bem que aqui sinceramente o jogador dá a ideia de fazer pouco para merecer mais oportunidades e confiança), Sérgio Oliveira com maior utilização que o Neves, a sério?!?, enfim… a renovação foi feita antes do Euro, num sinal claro que a posição de Fernando Santos nunca esteve ou estará em causa, sairá quando quiser e pelo discurso no pós-jogo pouco mudará na abordagem… pois resumiu basicamente este desfecho a factores aleatórios, vulgo sorte! Irónico, no mínimo!!! E atenção, eu gosto do Sr. Engenheiro, tenho respeito por ele e serei sempre grato pelo canecos ganhos, especialmente 2016, e parece-me alguém fiel a si mesmo e nunca fingiu ser o que não é… sempre mostrou ao que vinha, toda a gente sabia como ele era e ele nesse aspecto nunca desiludiu! Só me faz confusão que em Portugal, as pessoas saibam gerir as suas saídas e ciclos tão mal… no futebol então é um fenómeno recorrente, heróis que por não saberem sair na altura certa viram vilões. De jogadores a treinadores, passando pelos dirigentes, enfim toda a gente se quer perpetuar no poder e nas “cadeiras de sonho”… acabando invariavelmente mal ou pelo menos esvaziando o crédito ganho anteriormente. E Fernando Santos parece não querer ser excepção infelizmente… e é pena!
E, por fim, uma palavra aos jogadores, que sinceramente parecem-me os menos culpados, incluindo o próprio Cristiano. Jogam numa estratégia demasiadamente especulativa e que os faz depender de coisas sobre as quais não tem controlo, como a sorte… e depois quando é preciso mudar de postura é muito difícil pois não se mudam comportamentos e rotinas de anos a fio de um minuto para o outro, daí as reacções atabalhoadas e com muito coração mas pouco discernimento. Ainda assim, há que admitir que houveram desilusões neste Europeu, começando por dois dos melhores, Bernardo Silva e Bruno Fernandes. O primeiro, não jogando mal na minha opinião, não esteve ao seu melhor nível e não deu a criatividade e o arrojo com bola que precisamos, ainda assim, e correndo o risco de ser parcial (admito que é o meu jogador favorito e para mim o melhor português no geral de há uns anos para cá), dá dó ver um jogador destes fazer piscinas no corredor direito durante 60 minutos e que lhe seja pedido que acompanhe locomotivas da ala como Gosens (sendo verdade que mais um vez o T. Hazard ontem tem espaço para rematar à vontade porque o Bernardo não está lá, mas a questão para mim é que não devia ser ele sequer a estar a condicionar). O seu posicionamento na direita no City nada tem haver com o que lhe pedem na selecção, e acusá-lo de falta de compromisso é algo injusto, quando é um dos que mais trabalha para o colectivo e dos que mais se sacrifica por ele. E falando em compromisso, Bruno Fernandes teve igualmente um Europeu anónimo, não sou capaz de pôr o seu esforço em causa (apesar de confessar que gritei bastante com ele ontem eheheh), mas claramente chegou todo roto à selecção. Ontem foi por demais evidente, estava mais cansado que muitos que fizeram o jogo todo, discernimento pouco e nem com o seu remate de fora da área acrescentou. Continua a sua “malapata” na selecção, espero que dê a volta por cima e que, já agora seja menos quezilento e fiteiro (não gostei da atitude nesse aspecto ontem)… até porque precisamos dele para o futuro!!! O Semedo também precisa de reavaliar a sua carreira e, talvez, dar-lhe novo rumo, não quero fazer dele bode expiatório, mas claramente está numa crise de confiança, sinceramente gostei mais de ver o Dalot (mais seguro atrás e com maior presença na frente). O William, gosto dele, mas neste momento simplesmente não tem lugar na selecção (nem em 26, nem em 30)! O Diogo Jota foi outro que chegou estourado quer-me parecer, mostrou determinação, mas rara vezes teve acções eficazes e consequentes, devia ter dado o lugar a outro no onze (e desta vez tínhamos muitas opções e para todos os gostos: Felix, André Silva ou Guedes). O Cristiano esteve bem no que se espera dele neste momento… golos! Colectivamente não acrescentou muito, mas mais uma vez, de realçar a reacção durante um período da 2ª parte ontem em que foi ele que assumiu e bem o jogo português (as melhores jogadas de equipa daí originaram). Os centrais foram os melhores do torneio do lado luso, que bela dupla!, se bem que detestei uma entrada do Pepe ontem (julgo que contra o T. Hazard, podia o ter lesionado gravemente… lamentável estas suas atitudes por vezes). O Patrício faz um bom torneio como já nos habituou (ontem poderia ter feito mais, mas é um belo remate com um efeito complicado que o engana). Danilo esteve bem igualmente, mas prefiro o Palhinha neste momento sem dúvida alguma, é mais faltoso sim senhora, por vezes entusiasmasse em demasia, mas a verdade é que o meio-campo fica mais consistente e enérgico com o jogador do Sporting. Já o Renato só não o considero o melhor das Quinas no Euro porque, mistério, não foi titular indiscutível, e continua com os anticorpos absolutamente lamentáveis no seio dos adeptos portugueses… as reacções que provoca nalgumas pessoas deveria dar lugar a profunda reflexão e introspecção dessas pessoas… alguma coisa não está bem! Posto isto, que energia, que abnegação, sempre a querer nos levar para a frente… excelente Europeu, mais um, para o Renato… espero que continue a crescer como jogador, faz claramente parte do futuro das Quinas!!!
E pronto, algo longo (vá muito longo), mas uma reflexão interessante e necessária sobre este Europeu e o consulado de Fernando Santos. Resumindo, nem tudo é terrível, e até podíamos perfeitamente ter ganho à Bélgica (tivemos oportunidades para isso), mas há erros de abordagem na base e que persistem sem serem assumidos e corrigidos. A questão dos ciclos, do seleccionador e do Cristiano, é claramente algo que me preocupa, sobretudo quando aparentemente nada irá mudar! Mas ao final do dia, acho que toda a gente, ou quase toda a gente (há sempre aqueles que gostem de ser diferentes só porque sim), pode concordar que neste momento a selecção tem uma pool excelente à sua disposição, com experiência, juventude, craques, “carregadores de piano”, projectos de craque, enfim há muito potencial nesta equipa das Quinas… potencial e talento para não nos darmos tanto à sorte e agarrarmos o nosso destino pelos “colarinhos”. Espero que comecemos já em 2022…
Saudações Desportivas
#tugapower
Amigos e bola
Posted
Junho 28, 2021 at
11:27 am
Fantástico comentário. Subscrevo tudo.
A seleção nacional é uma das entidades mais impactantes da sociedade portuguesa. É demasiado mau ser gerida desta forma.
Aidos
Posted
Junho 28, 2021 at
11:22 am
Declarações sem sentido! Estamos a falar de uma equipa que nos últimas competições onde participou, venceu apenas 3 jogos. Acho que no nosso país temos de ter um pouco mais de noção, temos sempre boas equipas mas acho que devemos partir para as competições com um pouco mais de realismo, tentar jogar sempre bem e ir aos poucos ultrapassando eliminatórias, mas sem entrar numa de “somos um dos candidatos”, porque na verdade nunca somos!
spinfas
Posted
Junho 28, 2021 at
11:25 am
Provavelmente vai-me tudo cair em cima, mas Hélio Sousa não seria um nome a considerar para substituto deste palerma? Ganhou dois europeus (sub-17 e sub-19) e o futebol praticado não era mau (?), e já conhece a federação e os mecanismos de treinar uma seleção, mesmo falando de miúdos. Pá provavelmente estou a delirar, mas melhor que este velho palerma, faria de certeza.
Um abraço a todos e que este traste de treinador já não esteja cá quando voltar a haver futebol de seleções
GabCel
Posted
Junho 28, 2021 at
4:27 pm
O Helio teve que sair, porque os medíocres “Nando das Rezas” e o Rui “tranquilidade” Jorge não podiam ter um vencedor a fazer-lhes “sombra”. Provavelmente, quando nos virmos livres do Santinhos, vamos levar com o inenarrável Rui “Paulo Bento 2” Jorge que deve ser o unico treinador pior que o Fernando Santos.
filipe19
Posted
Junho 28, 2021 at
6:44 pm
Não querendo tirar mérito aos títulos alcançados pelos juniores, mas também seja dito, que o Hélio no fim falhou com um plantel de luxo no campeonato do mundo Sub20 em que caiu na fase de grupos.
GabCel
Posted
Junho 29, 2021 at
9:11 am
não me parece que o Helio tenha o que é preciso para ser seleccionador…. mas não tenho dúvidas que de todo o corpo técnico das selecções era o menos mau.
Hirok "The Truth"
Posted
Junho 28, 2021 at
12:08 pm
Só se houver mais uma “vaca” pq com a qualidade que temos se tivéssemos um Guardiola ou um Tuchel a treinador só a França nos dava luta..
Que saudades tenho de Scolari..
Amigos e bola
Posted
Junho 28, 2021 at
1:11 pm
O Scolari era limitadíssimo. Chega de treinadores banais na nossa seleção.
Está na altura de termos treinadores competentes e capazes na seleção.
GabCel
Posted
Junho 28, 2021 at
4:24 pm
concordo… mesmo que até o Scolari seja melhor que este cromo…
BenDover
Posted
Junho 28, 2021 at
5:29 pm
O Scolari não era treinador mas sim seleccionador. Os jogadores chegam à selecção já treinados. O Scolari sabia motivar os jogadores e não tinha medo de escolher os melhores e de afastar os que não queria ou não precisava. Não convocou o Baía para o Euro2004 (que tinha acabado de ganhar a Champions pelo FCPorto). Tinha-os no sítio.
A selecção não precisa de um treinador, mas sim de um seleccionador com eles no sítio. Ah, e convém ser um líder.
O que interessa ter um Guardiola na selecção e fazer meia dúzia de jogos por ano? É um desperdício.
Ser seleccionador não é o mesmo que ser treinador e a selecção não participa em provas de regularidade.
JCsi
Posted
Junho 28, 2021 at
12:57 pm
Já aqui disse várias vezes: um dos grandes problemas hoje é o que o povo português reconhece como qualidade num futebolista. Não é só Fernando Santos que é simplesmente um inepto. É o facto de cada vez mais adeptos preferirem a garra ao talento, o esforço à competência. Não me interpretem mal. Existe uma corrente um pouco elitista que acha que o lado físico tem uma importância muito menor do que realmente tem. A velocidade, a agilidade, pés rápidos a executar são decisivos (não tanto a força bruta). Mas no polo oposto temos os tolinhos da intensidade e da agressividade como caraterísticas prioritárias.
Ontem Fernando Santos protegeu-se colocando em campo o que o povão pedia (e mesmo assim a opinião média do povão é bastante superior à opinião individual do engenheiro) e o jogo correu de uma forma que acabará por o ilibar.
Depois de uma segunda parte de domínio avassalador em que a Bélgica parecia o Mafra, ficou a sensação de que afinal fomos muito bem e que o azar é que desta vez nos lixou. Pior! Reforça a convicção em alguns de que a jogar mais defensivamente é que aumentamos as probabilidades de ganhar! Afinal perdemos depois de um jogo com 25 remates a nosso favor contra 5. “Elas contam é lá dentro pá!”. Obvio equivoco.
Isto das expetativas e da forma como condicionam as nossas percepções tem muito que se lhe diga. Tendencialmente, as nossas percepções probabilísticas mais simples e intuitivas estão corretas! Está por exemplo muito estudado o fenómeno de “stereotype accuracy”. Enquanto coletores de dados e reconhecedores de padrões, somos não individualmente mas sim enquanto grupo, bastante competentes a determinar probabilidades de certos acontecimentos, de certos comportamentos, de certos resultados.
Mas depois há fintas, há logros emocionais que nos desviam completamente da precisão.
Fazem-nos focar nas excepções.
Falando de estereótipos, há alguns que acabam por se tornar errados precisamente por isso. Exemplo: “as santinhas são as piores”, quando está a ser avaliada probabilisticamente a promiscuidade. Não. A probabilidade de uma mulher com comportamentos mais recatados ser menos promíscua é realmente menor, mas como há excepções inesperadas que vão emocionalmente contra as nossas expetativas, reavaliamos de forma errada a primeira intuição probabilistica que era mais acertada. Isto porque esse contrariar das expetativas, acaba por ter um efeito mais duradouro na nossa memória. É marcante, destaca-se.
As santinhas do nosso Santos são o futebol ofensivo, de posse, impositivo, territorialmente afirmativo. Sim, com os jogadores que temos, essa era a fórmula que sem dúvida nos aproximaria mais do sucesso. Mas após tantos anos, tantas competições em que jogando assim não obtivemos o sucesso esperado e quando ao tentar outra formula, conhecemos esse sucesso, a excepção foi assumida probabilisticamente como regra. Muitos parecem esquecer (não é só o Santos), o papel da aleatoriedade num jogo coletivo com poucos golos. Aconteceu. Ponto. Uma abordagem com grande aversão ao risco, não assumindo a iniciativa (seja em que area for),se estamos perante a possibilidade de derrota e vitória, dá-nos apenas uma ilusão de controlo. Na verdade, estamos muito mais longe de o ter, sujeitando-nos às forças desordenadas da sorte.
Perante esta encruzilhada é o momento do povo português conseguir reavaliar tudo isto e EXIGIR um regresso ao seleccionador que vá de encontro às nossas primeiras intuições. Sim, nós temos esse poder! A opinião pública sobre a seleção exerce uma pressão como em poucas areas se vê, infelizmente.
JCsi
Posted
Junho 28, 2021 at
1:26 pm
Só ainda sobre a primeira parte do jogo de ontem. Não sei que jogo alguns viram, mas aquilo foi ridiculo. A tal exposição à sorte sem qualquer controlo.
Bloco baixo e a primeira equipa de futebol que sem ser em homenagem ao Natal no Boxing Day, apresenta em campo uma arvore de Natal. Patético.
Linha de 4 atrás. Depois linha de 3 com Palhinha e os 2 extremos muitíssimo recuados porque F.Santos não aprendeu nada no jogo da Alemanha sobre como defender equipas com alas projetados, depois linha de 2(Renato e Moutinho) que não sabiam se pressionavam com receio do jogo entre-linhas no buracão que iria aparecer no meio e por fim a estrela da christmas tree lá em cima sozinho, Cristiano Ronaldo a guardar 3 centrais.
Fernando Santos e Ilidio Vale esses 2 génios já estarão a tratar de outra tatica estruturalmente marcante para o próximo mundial: a tatica do pirilau. Mas um pirilau invertido de frente para a unica coisa que olhamos com esta dupla: a nossa baliza.
GabCel
Posted
Junho 28, 2021 at
4:22 pm
muito bom… parabéns!
Kacal
Posted
Junho 28, 2021 at
1:17 pm
Espero que o seleccionador comece a testar e arriscar um pouco, é o mínimo! Por exemplo um sistema de 3 centrais a ver como resultava e também gostava de ver o Guerreiro a jogar no meio-campo para ver no que dava. Nuno Mendes tem que ser aposta forte. Começar a chamar novos elementos para o centro da defesa e ai Gonçalo Inácio será uma forte possibilidade caso continue a titular do Sporting, espero que o Diogo Leite saía e rume a outro clube caso SC não aposte forte nele. E depois Palhinha e Renato começarem a ser titulares. O Danilo deve começar a ser opção a central. Rúben Neves e André Silva terem mais minutos. Bruno Fernandes e Félix começarem a ter mais protagonismo. Bernardo jogar no meio e não na ala. Este tipo de escolhas espero que comecem a ser feitas e fazer testes. Temos jogadores para mais!
Pao com Presunto
Posted
Junho 29, 2021 at
1:35 pm
Subscrevo na íntegra.
Kacal
Posted
Junho 29, 2021 at
4:39 pm
Esperemos que o seleccionador concorde também eheh, abraço :)
Kacal
Posted
Junho 28, 2021 at
1:24 pm
Em termos de treinadores portugueses disponíveis que sejam boas opções a nível de futebol jogado, aposta em jovens e atrevimento diria que Luís Castro e Paulo Fonseca seriam os meus favoritos. O problema com eles é que não vejo que tenham “pulso” e carisma para fazer realmente a diferença, nem nome. Infelizmente. Mas um treinador estrangeiro não era descabido até. Seja como for não me importava de tentar e pior do que isto é dificil portanto Luís Castro ou Paulo Fonseca, que venham!
Hugorr
Posted
Junho 28, 2021 at
2:26 pm
Roça o absurdo, sobretudo dito após o nada que Portugal tem jogado nos ultimos anos.
66 Comentários
ForsenCD
Más notícias o Fernandinho vai ficar por cá pelo menos mais 10 anos.
JoaoMiguel96
Tudo ao molho e em fé em Deus.
Também sei dizer umas coisas aleatórias.
Jeremias
FS muito esperançoso e a dar já um voto de confiança ao próximo selecionador, bonito!
poborsky7
Lá vamos nós ter que aguentar Fernando Santos por mais 2 anos.. que suplicio.
Fernando Santos não arrisca.. deu uma primeira parte de borla contra a belgica..logo com uma postura de medo nos primeiros minutos de jogo.
Voltou a insistir em Jota na esquerda e BSilva na direita quando se viu nos jogos anteriores que não estava a resultar. Insistiu em William mais do que devia. Só ao terceiro jogo é que meteu o renato quando se via a léguas que era o nosso jogador em melhor forma.
Não deu minutos a guedes quando teve um final de época em grande nível e ainda mandou neste ultimo jogo os nossos jogadores mais rápidos para a bancada.
Irmos para o intervalo a perder e ele não muda logo..ainda teve que esperar mais uns 15min a ver o que dava para depois sim fazer as substituições.. é muito reativo em vez de ser proativo e isso parecendo que não passa para os jogadores
Hoje não teve a sorte que teve em outros jogos mas a vida é assim..confiar só na sorte tem destas coisas.
PoteMais10
Esperemos que com ele a apoiar na bancada…
Sosa
Se o Fernando Santos não está a brincar “ao futebol”, parece. São constantes palmadinhas nas próprias costas para disfarçar a incompetência que reina na nossa seleção nacional.
Não há sequer desculpas para o que se passou:
-fez a convocação que fez a seu bel prazer, invocando relações pessoais ou de conveniência (leia-se por ex William);
-não houve sequer uma tentativa de renovação. Estranho não ter convocado Éder, Quaresma, Nani, Adrien, João Mário, Bruno Alves e todos os outros ainda no ativo que estiveram presentes em 2016;
-um futebol na calha. temos jogadores com demasiada qualidade para este “futebol” e após 5 ou 6 anos disto, já nos é normal. Se há coisa que o Engº do Penta ( até neste titulo tem um mérito indevido ) fez com sucesso foi baixar as nossas expectativas para o nível abaixo de medíocre.
Estou revoltado da mesma forma que fico quando vejo alguém no trabalho com cargos superiores sem qualquer capacidade.
peço desculpa pelo desabafo com uma pitada generosa de frustração
Santos David
estou contigo
Kacal
Olha que João Mário, Quaresma e Nani até podiam ser úteis neste Europeu ainda e se calhar acrescentavam mais que alguns dos que foram… o primeiro foi titular no Sporting e fez uma boa época tendo a química e rotina com Palhinha no meio-campo. O segundo com a sua qualidade técnica e imprevisibilidade a sair do banco podia dar jeito, mostrou no Vitória que continua bem. E o terceiro está num ótimo momento de forma e confiança no Orlando City tendo certas qualidades que poderiam ser úteis como a sua experiência, inteligência de movimentos, capacidade de ter bola e remate/finalização. Até nem era mal pensado, para ter certos jogadores no banco que nem calçaram mais valia levar estes três.
disturbed17
Ótimo timing para mudar de selecionador, Fernando sai com 2 títulos, e será sempre um herói por isso.
Mas numa fase de mudança onde o seu núcleo está prestes abandonar, nada melhor que um refrescar de mentalidade e de convocatórias, podemos não voltar a ganhar 2 troféus nos próximos 20/30 anos mas temos jogadores para jogar muito melhor que na era Fernando Santos.
Citizen_Erased
O Fernando Santos tem de começar a partilhar com a malta o “tabaco” que levou na mala.
Depois desta performance, qualquer coisa que não pedir a demissão é patético.
BenDover
É verdade! Tem de distribuir os maços pelo resto da equipa porque só pode levar um volume de tabaco na mala de mão.
DNowitzki
É pá, este ano ganhei a minha «fantasy league» da NFL, algo impensável e absurdo, que jamais sonhei acontecer. Mas deu: o adversário das meias finais teve 2 jogadores com COVID-19 e o da final um, mais duas lesões. Foi uma sorte descomunal que tive.
Acontece… Como diria o saudoso José Torres, deixem o senhor engenheiro sonhar, até porque tem de ir buscar a mala a cascos de rolha antes de voltar a Portugal.
Amigos e bola
A vergonha é ter a certeza de que este incompetente ainda vai continuar por cá de pedra e cal.
Sodogodo
No Euro 2016 ganhou um jogo nos 90 minutos, mas levou a Taça e já muda um pouco a história.
Na Taça das Confederações não conseguiu chegar à final, limitando-se a ganhar a Rússia e Nova Zelândia. No Mundial 2018 só bateu Marrocos e nem merecia; No Euro 2020 apenas ganha à Hungria. O crédito da vitória do Euro vai durar, mas isto são números um pouco ridículos para a selecção que tem Ronaldo, o melhor jogador da premier league, o melhor jogador do Man United nos últimos 2 anos, 3 jogadores do Vice-Campeão Europeu, outro a jogar no Liverpool, 2º melhor marcador da Bundesliga, etc etc.
No Euro 2016 Portugal tinha uma equipa que fazia sentido jogador daquela maneira, mas 5 anos passados temos melhores jogadores, mais jogadores a jogar alto nível em candidatos para ganhar a Champions. O futebol tem de mudar, porque não dá para ter a mesma formula de 2016. Nem os jogadores parecem gostar ou se adaptar.
Portugal tem formar uma equipa à volta dos seus melhores atletas, que gostam de ter bola no pé e não pode jogar apenas em função do adversário como equipa pequena. Isso resultava quando tínhamos apenas o Pepe e Ronaldo num clube candidato à Champions. Hoje temos vários.
Nome sem Caracteres Ilegais
Sodogodo
Por alma de quem é que tem em conta a Taça das Confederações e não a Liga das Nações? É que a segunda é bem mais difícil que a primeira, a meu ver…
Farinheira
Alucinante. Vítor Pereira ou Luís Castro para ontem.
Quer dizer, alguém que ponha Portugal a jogar à bola. Até nelo vingada.
Af2711
Discurso para enganar quem quer ser enganado.
BioSpot
JJ és tu?
Está visto que só depois da miserável prestação da armada Lusa no proxímo Mundial ele vai embora!
MagicoLucho
Como é que ele leva 4 da Alemanha, empata com a França e perde com a Bélgica nos oitavos e sente-se com moral para dizer que vai ganhar o Europeu. Isto é de lunáticos só pode.
Não fosse ele ter uma grande relação com o Cristiano e já o tinham mandado embora
cdiogo77
Tanto treinador portugues de qualidade livre…vamos desperdiçar esta geração:
– Leonardo Jardim
– Vitor Pereira
– André Villas Boas
– Marco Silva
– Paulo Fonseca
– NES
– Luis Castro
Mas vamos continuar nisto…
fsrgio
Jardim não está no desemprego e o Vilas Boas só quer saber de rally e ser presidente do Porto.
cdiogo77
Verdade, ja nao me lembrava de Jardim. Vitor Pereira acredito que fosse uma boa opção apesar de nao ser um portento ofensivo o seu futebol habitualmente
Joaquim O
Jardim esta nas arábias, aposto que não recusava a seleção nacional se lhe fosse oferecido.
El Bandido
NES? Marco Silva? Pelo amor de Deus… Nessa lista o único treinador livre com mãozinhas para isto talvez seja o Paulo Fonseca, e é duvidoso…
Estigarribia
cdiogo77,
Via com bons olhos Luís Castro a pegar na Selecção Nacional e potenciar jogadores como João Félix, Bruno Fernandes, Pote, Bernardo Silva, Jota ou Rúben Dias e juntando-lhes nomes como CR7, Pepe ou João Moutinho.
Saudações Leoninas
Xyeh
Eu subscrevo, além disso sabemos que Luís Castro iria sempre olhar para os sub 21, com a sua equipa técnica poderia ser um óptimo passo para todos os escalões e não fazer uma à FS de levar o Pote para o meter na bancada.
Estigarribia
Xyeh,
Contudo, é preciso que haja coragem na FPF para demitir Fernando Santos (obrigado pela conquista do Europeu e da Liga das Nações, mas o seu ciclo terminou) e que tenham a coragem de apostar em alguém como Luís Castro, que não tenha medo de olhar para os escalões jovens (mais concretamente os Sub-21 e, vá, os Sub-20).
Não tenho nada contra o Fernando Santos, enquanto pessoa, mas como treinador acho que já terminou o seu ciclo na Selecção Nacional.
Saudações Leoninas
Park the Bus
Nenhum desses treinadores é suficiente a meu ver, mas sim o timing de mudar seria agora sem duvida! Não vejo que tenha que ser obrigatoriamente um treinador Tuga… mas se tivesse que escolher dessa lista, Paulo Fonseca ou Leonardo Jardim (meu deus)
troza
Pena que Mourinho só pense na selecção como reforma.
Mas também os melhores treinadores das outras nacionalidades não estão, normalmente, nas selecções. Nós podiamos e deviamos aproveitar isto para meter um treinador decente e ter vantagem mas preferimos equilibrar as coisas com um treinador que cada vez parece que apenas ganhou o que ganhou (que nem foi assim tanto) com uma sorte de todo o tamanho.
Já agora… com o histórico horrivel de Portugal em Mundais (tirando o de 2006), curiosamente o segundo melhor foi com Carlos Queiroz onde fomos eliminados pela super Espanha (que limpou tudo em 6 anos) e foram as criticas que foram (justas)… como este aguenta, nem sei.
Filipe22
Pensei mesmo que tinha levado tabaco para um mês, mesmo assim diz coisas assim. Quer ganhar o Mundial mas começa um Euro com William e Danilo frente à Hungria…
fsrgio
So consigo encarar estas declarações como gozo. A jogar assim nem a 2 liga ganhavas janto mais o mundial…
Kuntz
Discurso de quem está acomodado e sabe que tem o lugar seguro.
Kuntz
O lance do golo da Bélgica demonstrou mais uma vez a dificuldade em Portugal defender a largura, mas também não havia um médio a fazer o acompanhamento? E já agora, porque a defesa defende tanto junto à baliza? Depois obviamente Rui Patrício mal posicionado. Um conjunto de trapalhadas que custaram uma eliminatória.
Fernando Santos, pelos vistos nada aprendeu com o desaire em Munique, mais uma vez não fez o seu trabalho de casa.
Filipe Ferreira
É verdade, o jogo da seleção tem um problema enorme na largura tanto defensiva como ofensiva. Defensivamente o ala fecha tão por dentro que parece que defendemos com 3 centrais, mas falta o extremo descer e fazer de lateral. Ofensivamente, à parte de Cancelo, ninguém é capaz de chegar à linha de fundo com bola.
Daniel Alves
“Olhar em frente e ganhar o Mundial” ou traduzindo, calhar num grupo acessível para o nosso valor, chegar à ultima jornada a fazer contas, passar com 4/5 pontos e cair nos oitavos com um Paraguai ou uma Dinamarca. Repeat em 2024.
TBL
Na verdade, nem isso. Há uma ideia generalizada de que 2016 foi caso único, mas desde então os dois lados do quadro têm estado muito desequilíbriados: no WC2018, Portugal deixou-se empatar estupidamente a acabar com o colosso Irão e com isso emparelhou no lado mais difícil do quadro (onde estavam Argentina, França, Brasil e Bélgica) quando uma vitoria nos colocaria num lado onde estaria apenas Croácia e Inglaterra. Em 2020, o 2º lugar do nosso grupo permitia-nos evitar França, Bélgica, Espanha e Itália (e Alemanha), calhando num lado só com Países Baixos e Inglaterra.
Por isso, tem havido incompetência até a gerir esse tipo de coisas. Por isso, se tudo continuar igual, corremos o risco de fazer uma fase de grupos pouco competente e de levar logo com um tubarão nos 1/8.
troza
Mas devido ao jogo da Alemanha ou era 1º lugar ou 3º.
Se bem que o primeiro era melhor, nós não temos um historial de ganhar à França. Em termos de resultados no grupo conseguimos o que foi possível e nenhum resultado é assim tão mau ou escandaloso quanto isso: ganhámos a quem tinhamos de ganhar, ainda fomos buscar um ponto à França e perdemos com a Alemanha. Isto não é de todo mau.
O problema é o potencial e a capacidade que todos nós vemos na selecção para fazer isto melhor. Com a Alemanha fomos presa demasiado facil, com a Hungria foi outra vez a questão da sorte porque nem mexemos bem, jogadores fora de forma ou que não dão características interessantes em campo e outros no banco, etc…
Ou seja… podiamos ter tido estes resultados e até ninguém estava chateado se aquilo que mostramos dentro de campo não seja tão aquem daquilo que podemos fazer.
Temos o melhor jogador do campeonato inglês, dois dos melhores médios do campeonato inglês (e daqui ainda dois finalistas da champions), temos um campeão francês, o segundo melhor marcador da alemanha, o melhor avançado e marcador de Itália (foi, não foi?), o Pepe pode não estar no seu melhor mas, além de estar em forma, tem uma experiência incrível (quantas equipas têm um central titular em 4 champions ganha?), o lateral esquerdo é titular numa das melhores equipas da Alemanha, um jogador regular qb no PSG e ainda temos alternativas para mexer com o jogo se é preciso contra-atacar, se é preciso mais criatividade e tal.
Perante isto tudo, é esperado mais. É incrível como conseguimos ter jogadores como o Bernardo Silva e o Bruno Fernandes a render muito pouco no Euro. Na liga inglesa são fantásticos? Na europa foram fantásticos! E isso é a parte frustrante. Perder com a Belgica é aceitavel se eles tivessem em forma. Não fazem nada, ficam sem os melhores jogadores e nós com isto tudo conseguimos ter uma bola no poste e pouco mais? Até Marrocos fez mais contra nós em 2018…
Daniel Alves
Mas o meu ponto é esse, é a facilidade com que perdemos pontos com equipas inferiores. O nosso grupo do Mundial 2018 era para fazer 7 pontos no minimo, mas lá tivemos uma vitória à rasca contra Marrocos e um empate com o Irão. E depois apanhamos o Uruguai, que eu acho que no geral tem pior equipa que nós e vamos de vela. Já para não falar a falta de futebol que se joga.
JJoker
Demente.
HeberPrincipe
O Timing para se mudar de seleccionador está ótimo
Park the Bus
FS a cobrir uma desilusão com uma esperança futura… #tabacoMágico
De lamentar nesta seleção ausências de P.Neto e J.Cancelo que são para mim titulares de caras, e a não utilização do Pote em detrimento dos sempre apagados DJ e BS.
Joaquim O
Quem é que ainda anda iludido com o FS? Já sabemos que este discurso é para disfarçar as limitações dele. E não me venham com a Liga das Nações de 2019, ninguém liga para essa a competição inventada pela UEFA para tornar jogos amigáveis mais interessantes, não significa nada.
Filipe Ferreira
Excelente, tá resolvido, está tudo falado. “Olhar para a frente e ganhar o mundial”. Nem é preciso responsabilizar ninguém pelo falhanço se é assim.
BenDover
Nando só sai depois do mundial e quando sair o Marcelo ainda o condecora por bons serviços prestados à nação.
BrunoAlves16
Falta de noção. O que o leva a dizer isto? Se for pelas prestações recentes nem vale apenas insistir, demasiado pobre. Se for pelo histórico em mundiais então menos ainda, é paupérrimo. Portugal marcou presença em 7 mundiais, o que num total de 21 dá apenas um terço. Desses 7, em três não fez sequer o mínimo exigível de passar a primeira fase. Apenas por duas vezes chega até ao fim (leia-se meias finais) ou seja, um décimo do total.
Até selecções como a Hungria, Bélgica e Polónia têm um registo superior a Portugal no campeonato do mundo.
Amigos e bola
Acreditam que ele vai deixar o lugar à disposição? Eu não acredito, sinceramente. E acho que ninguém acredita.
Ele está acomodado, vai continuar acomodado, não tem capacidade para este patamar, e acho que isto só é adiar o inadiável.
Tiago Silva
Incrível a casmurrice deste homem, para ele continua sempre tudo bem! Mais do que o futebol defensivo, o não jogarmos nada, é esta atitude egocêntrica, acomodada e convencida. Eu até era um dos que defendia a sua continuidade, mas com esta postura que ele mostrou neste Europeu já só o quero ver muito longe!
Knox_oTal
Optei por não comentar ontem pois a amargura nas palavras seria por demais evidente e seria decerto injusto para vários jogadores e até mesmo com o seleccionador. Pessoas que já me deram grandes momentos de alegria e por quem tenho respeito… logo esperei por fazer a “digestão” desta derrota! E esta referência ao Mundial 2022 é uma boa oportunidade para fazer uma espécie de balanço das Quinas….
A começar pelos adeptos, é triste ver que para muita gente a selecção é apenas mais um “campo de batalha” para exprimir a sua clubite… onde apenas e só a sua cor tribal importa, ou então aqueles “vendedores de desgraça ambulantes” que adoram os jogos da selecção para terem maior atenção e depois, quando corre bem, lá aparecem de fininho também a festejar… só para dizer no dia a seguir que foi tudo hype e sorte! Enfim, é o que há… mas acho especialmente triste a tendência para se visarem certos jogadores consoante o seu passado clubístico (mentalidade muito pequenina dos portugueses nesse aspecto, falta cultura desportiva!!!).
Depois há a questão da Ronaldomania… é inegável que o Cristiano é um dos melhores de sempre e como pessoa não me parece que seja o lixo humano que muita gente diz ser. É um apenas um “gajo” com defeitos e qualidades, que, acredito genuinamente, dá o seu melhor para ser o melhor que pode e um exemplo (indiscutivelmente de forma algo artificial muitas vezes, devido à máquina de propaganda que tem à sua volta)… e por acaso tem uma enorme capacidade de trabalho e profissionalismo que o permitiram atingir o Olimpo no futebol. É palerma como se fala displicentemente dele por vezes (e contra mim falo), fazendo de conta que não teve um impacto gigantesco na selecção nestes anos todos… mas uma vez faz parte da nossa cultura invejar e maldizer o “vizinho” que teve mais sucesso que nós na vida! No entanto, por outro lado, todo o circo mediático à volta do Cristiano penso que acaba por ser nefasto para a selecção, pois perde-se o foco, confundem-se objectivos e dentro de campo nota-se que há uma pressão, por vezes angustiante, de o servir (pode-se dizer que será a admiração e estatuto face aos colegas, claro que sim, mas esta pressão mediática para fazer o Cristiano brilhar também deve influenciar… além de tudo e primeiro que tudo, os jogadores são humanos). Por isso, no somatório das coisas, pessoalmente, não o levaria para este Europeu, não pela (falta) qualidade (obviamente ainda a tem, aliás ainda ontem houve um período que foi ele que puxou pela equipa, vindo atrás buscar jogo e dando discernimento, e goste-se ou não é o actual melhor marcador do torneio), mas pelo efeito condicionador que cada vez mais tem sobre os colegas e pelo discurso cada vez mais obsessivo que se tem sobre os seus recordes e afins, deixando o que realmente devia importar, as QUINAS, para segundo plano, já para não falar do tratamento de indiferença dado a outros craques portugueses (culpa da Federação e Fernando Santos aqui), a questão dos livres (começa a ser anedótico, muito mal aqui o Cristiano a não querer admitir algo pelo bem colectivo por puro ego e vaidade), o condicionamento táctica que a sua presença implica… enfim, está na altura de deixar o lugar a outro ou então admitir que se tem 36 anos, que se perderam faculdades naturalmente e deixar o colectivo brilhar… deixando margem para que outros se assumam como protagonistas! Wishfulthinking… infelizmente penso que a tendência será para piorar e desta forma irá desgastar de forma desnecessária a imagem e legado! Pelo menos façam já em Setembro um amigável com a Andorra para ele marcar um hattrick (o Ali Daei diz que marcou 111 agora, logo na vias das dúvidas), e acabar com esta sua obsessão e do adeptos/media… sim os adeptos contribuem imenso para este circo (ironicamente também o estou a fazer agora), quer sejam diehard fanboys ou “profissionais do ódio”. Eu chego a três conclusões: o Cristiano deu muito à selecção e tem um extraordinário legado, a equipa das Quinas é MUITO mais que os recordes dele e que com outro seleccionador as coisas poderiam ter corrido doutra forma (Santos fez sempre questão de passar a ideia que CR7 estava acima do grupo, e a forma como o encaixou na equipa acaba por prejudicar toda a gente).
E pegando na forma como o seleccionador geriu o grupo e o talento à disposição… Fernando Santos quanto a mim falhou em vários aspectos neste Europeu. Primeiro, não soube distinguir o discurso de candidato assumido que confia na sua qualidade, para mim adequado ao estatuto actual de Portugal, para um discurso repleto de fanfarronice e repleto de clichés. Historicamente damo-nos mal com o favoritismo, mesmo quando somos nós mesmos que o declarámos… se calhar mais valia jogar a carta do underdog e do jogo-a-jogo. Depois, a equipa é um deserto de ideias, não há uma verdadeira estratégia ofensiva, é muita das vezes esticar o jogo o mais rápido possível e servir quanto antes o Cristiano… e na segunda parte deste jogo os últimos 20 minutos são de uma anarquia por demais evidente. O grupo foi gerido de forma pobre… o Cristiano não é substituído porque razão quando acaba os jogos todos a passo e estourado, Diogo Jota foi sempre titular porquê quando não lhe estavam a correr bem as coisas, o Guedes foi convocado para quê?!?, o Rafa (que por mim nem ia) passa de “arma secreta” para a bancada no primeiro jogo a eliminar, André Silva pouco utilizado, Félix extremamente pouco utilizado (se bem que aqui sinceramente o jogador dá a ideia de fazer pouco para merecer mais oportunidades e confiança), Sérgio Oliveira com maior utilização que o Neves, a sério?!?, enfim… a renovação foi feita antes do Euro, num sinal claro que a posição de Fernando Santos nunca esteve ou estará em causa, sairá quando quiser e pelo discurso no pós-jogo pouco mudará na abordagem… pois resumiu basicamente este desfecho a factores aleatórios, vulgo sorte! Irónico, no mínimo!!! E atenção, eu gosto do Sr. Engenheiro, tenho respeito por ele e serei sempre grato pelo canecos ganhos, especialmente 2016, e parece-me alguém fiel a si mesmo e nunca fingiu ser o que não é… sempre mostrou ao que vinha, toda a gente sabia como ele era e ele nesse aspecto nunca desiludiu! Só me faz confusão que em Portugal, as pessoas saibam gerir as suas saídas e ciclos tão mal… no futebol então é um fenómeno recorrente, heróis que por não saberem sair na altura certa viram vilões. De jogadores a treinadores, passando pelos dirigentes, enfim toda a gente se quer perpetuar no poder e nas “cadeiras de sonho”… acabando invariavelmente mal ou pelo menos esvaziando o crédito ganho anteriormente. E Fernando Santos parece não querer ser excepção infelizmente… e é pena!
E, por fim, uma palavra aos jogadores, que sinceramente parecem-me os menos culpados, incluindo o próprio Cristiano. Jogam numa estratégia demasiadamente especulativa e que os faz depender de coisas sobre as quais não tem controlo, como a sorte… e depois quando é preciso mudar de postura é muito difícil pois não se mudam comportamentos e rotinas de anos a fio de um minuto para o outro, daí as reacções atabalhoadas e com muito coração mas pouco discernimento. Ainda assim, há que admitir que houveram desilusões neste Europeu, começando por dois dos melhores, Bernardo Silva e Bruno Fernandes. O primeiro, não jogando mal na minha opinião, não esteve ao seu melhor nível e não deu a criatividade e o arrojo com bola que precisamos, ainda assim, e correndo o risco de ser parcial (admito que é o meu jogador favorito e para mim o melhor português no geral de há uns anos para cá), dá dó ver um jogador destes fazer piscinas no corredor direito durante 60 minutos e que lhe seja pedido que acompanhe locomotivas da ala como Gosens (sendo verdade que mais um vez o T. Hazard ontem tem espaço para rematar à vontade porque o Bernardo não está lá, mas a questão para mim é que não devia ser ele sequer a estar a condicionar). O seu posicionamento na direita no City nada tem haver com o que lhe pedem na selecção, e acusá-lo de falta de compromisso é algo injusto, quando é um dos que mais trabalha para o colectivo e dos que mais se sacrifica por ele. E falando em compromisso, Bruno Fernandes teve igualmente um Europeu anónimo, não sou capaz de pôr o seu esforço em causa (apesar de confessar que gritei bastante com ele ontem eheheh), mas claramente chegou todo roto à selecção. Ontem foi por demais evidente, estava mais cansado que muitos que fizeram o jogo todo, discernimento pouco e nem com o seu remate de fora da área acrescentou. Continua a sua “malapata” na selecção, espero que dê a volta por cima e que, já agora seja menos quezilento e fiteiro (não gostei da atitude nesse aspecto ontem)… até porque precisamos dele para o futuro!!! O Semedo também precisa de reavaliar a sua carreira e, talvez, dar-lhe novo rumo, não quero fazer dele bode expiatório, mas claramente está numa crise de confiança, sinceramente gostei mais de ver o Dalot (mais seguro atrás e com maior presença na frente). O William, gosto dele, mas neste momento simplesmente não tem lugar na selecção (nem em 26, nem em 30)! O Diogo Jota foi outro que chegou estourado quer-me parecer, mostrou determinação, mas rara vezes teve acções eficazes e consequentes, devia ter dado o lugar a outro no onze (e desta vez tínhamos muitas opções e para todos os gostos: Felix, André Silva ou Guedes). O Cristiano esteve bem no que se espera dele neste momento… golos! Colectivamente não acrescentou muito, mas mais uma vez, de realçar a reacção durante um período da 2ª parte ontem em que foi ele que assumiu e bem o jogo português (as melhores jogadas de equipa daí originaram). Os centrais foram os melhores do torneio do lado luso, que bela dupla!, se bem que detestei uma entrada do Pepe ontem (julgo que contra o T. Hazard, podia o ter lesionado gravemente… lamentável estas suas atitudes por vezes). O Patrício faz um bom torneio como já nos habituou (ontem poderia ter feito mais, mas é um belo remate com um efeito complicado que o engana). Danilo esteve bem igualmente, mas prefiro o Palhinha neste momento sem dúvida alguma, é mais faltoso sim senhora, por vezes entusiasmasse em demasia, mas a verdade é que o meio-campo fica mais consistente e enérgico com o jogador do Sporting. Já o Renato só não o considero o melhor das Quinas no Euro porque, mistério, não foi titular indiscutível, e continua com os anticorpos absolutamente lamentáveis no seio dos adeptos portugueses… as reacções que provoca nalgumas pessoas deveria dar lugar a profunda reflexão e introspecção dessas pessoas… alguma coisa não está bem! Posto isto, que energia, que abnegação, sempre a querer nos levar para a frente… excelente Europeu, mais um, para o Renato… espero que continue a crescer como jogador, faz claramente parte do futuro das Quinas!!!
E pronto, algo longo (vá muito longo), mas uma reflexão interessante e necessária sobre este Europeu e o consulado de Fernando Santos. Resumindo, nem tudo é terrível, e até podíamos perfeitamente ter ganho à Bélgica (tivemos oportunidades para isso), mas há erros de abordagem na base e que persistem sem serem assumidos e corrigidos. A questão dos ciclos, do seleccionador e do Cristiano, é claramente algo que me preocupa, sobretudo quando aparentemente nada irá mudar! Mas ao final do dia, acho que toda a gente, ou quase toda a gente (há sempre aqueles que gostem de ser diferentes só porque sim), pode concordar que neste momento a selecção tem uma pool excelente à sua disposição, com experiência, juventude, craques, “carregadores de piano”, projectos de craque, enfim há muito potencial nesta equipa das Quinas… potencial e talento para não nos darmos tanto à sorte e agarrarmos o nosso destino pelos “colarinhos”. Espero que comecemos já em 2022…
Saudações Desportivas
#tugapower
Amigos e bola
Fantástico comentário. Subscrevo tudo.
A seleção nacional é uma das entidades mais impactantes da sociedade portuguesa. É demasiado mau ser gerida desta forma.
Aidos
Declarações sem sentido! Estamos a falar de uma equipa que nos últimas competições onde participou, venceu apenas 3 jogos. Acho que no nosso país temos de ter um pouco mais de noção, temos sempre boas equipas mas acho que devemos partir para as competições com um pouco mais de realismo, tentar jogar sempre bem e ir aos poucos ultrapassando eliminatórias, mas sem entrar numa de “somos um dos candidatos”, porque na verdade nunca somos!
spinfas
Provavelmente vai-me tudo cair em cima, mas Hélio Sousa não seria um nome a considerar para substituto deste palerma? Ganhou dois europeus (sub-17 e sub-19) e o futebol praticado não era mau (?), e já conhece a federação e os mecanismos de treinar uma seleção, mesmo falando de miúdos. Pá provavelmente estou a delirar, mas melhor que este velho palerma, faria de certeza.
Um abraço a todos e que este traste de treinador já não esteja cá quando voltar a haver futebol de seleções
GabCel
O Helio teve que sair, porque os medíocres “Nando das Rezas” e o Rui “tranquilidade” Jorge não podiam ter um vencedor a fazer-lhes “sombra”. Provavelmente, quando nos virmos livres do Santinhos, vamos levar com o inenarrável Rui “Paulo Bento 2” Jorge que deve ser o unico treinador pior que o Fernando Santos.
filipe19
Não querendo tirar mérito aos títulos alcançados pelos juniores, mas também seja dito, que o Hélio no fim falhou com um plantel de luxo no campeonato do mundo Sub20 em que caiu na fase de grupos.
GabCel
não me parece que o Helio tenha o que é preciso para ser seleccionador…. mas não tenho dúvidas que de todo o corpo técnico das selecções era o menos mau.
Hirok "The Truth"
Só se houver mais uma “vaca” pq com a qualidade que temos se tivéssemos um Guardiola ou um Tuchel a treinador só a França nos dava luta..
Que saudades tenho de Scolari..
Amigos e bola
O Scolari era limitadíssimo. Chega de treinadores banais na nossa seleção.
Está na altura de termos treinadores competentes e capazes na seleção.
GabCel
concordo… mesmo que até o Scolari seja melhor que este cromo…
BenDover
O Scolari não era treinador mas sim seleccionador. Os jogadores chegam à selecção já treinados. O Scolari sabia motivar os jogadores e não tinha medo de escolher os melhores e de afastar os que não queria ou não precisava. Não convocou o Baía para o Euro2004 (que tinha acabado de ganhar a Champions pelo FCPorto). Tinha-os no sítio.
A selecção não precisa de um treinador, mas sim de um seleccionador com eles no sítio. Ah, e convém ser um líder.
O que interessa ter um Guardiola na selecção e fazer meia dúzia de jogos por ano? É um desperdício.
Ser seleccionador não é o mesmo que ser treinador e a selecção não participa em provas de regularidade.
JCsi
Já aqui disse várias vezes: um dos grandes problemas hoje é o que o povo português reconhece como qualidade num futebolista. Não é só Fernando Santos que é simplesmente um inepto. É o facto de cada vez mais adeptos preferirem a garra ao talento, o esforço à competência. Não me interpretem mal. Existe uma corrente um pouco elitista que acha que o lado físico tem uma importância muito menor do que realmente tem. A velocidade, a agilidade, pés rápidos a executar são decisivos (não tanto a força bruta). Mas no polo oposto temos os tolinhos da intensidade e da agressividade como caraterísticas prioritárias.
Ontem Fernando Santos protegeu-se colocando em campo o que o povão pedia (e mesmo assim a opinião média do povão é bastante superior à opinião individual do engenheiro) e o jogo correu de uma forma que acabará por o ilibar.
Depois de uma segunda parte de domínio avassalador em que a Bélgica parecia o Mafra, ficou a sensação de que afinal fomos muito bem e que o azar é que desta vez nos lixou. Pior! Reforça a convicção em alguns de que a jogar mais defensivamente é que aumentamos as probabilidades de ganhar! Afinal perdemos depois de um jogo com 25 remates a nosso favor contra 5. “Elas contam é lá dentro pá!”. Obvio equivoco.
Isto das expetativas e da forma como condicionam as nossas percepções tem muito que se lhe diga. Tendencialmente, as nossas percepções probabilísticas mais simples e intuitivas estão corretas! Está por exemplo muito estudado o fenómeno de “stereotype accuracy”. Enquanto coletores de dados e reconhecedores de padrões, somos não individualmente mas sim enquanto grupo, bastante competentes a determinar probabilidades de certos acontecimentos, de certos comportamentos, de certos resultados.
Mas depois há fintas, há logros emocionais que nos desviam completamente da precisão.
Fazem-nos focar nas excepções.
Falando de estereótipos, há alguns que acabam por se tornar errados precisamente por isso. Exemplo: “as santinhas são as piores”, quando está a ser avaliada probabilisticamente a promiscuidade. Não. A probabilidade de uma mulher com comportamentos mais recatados ser menos promíscua é realmente menor, mas como há excepções inesperadas que vão emocionalmente contra as nossas expetativas, reavaliamos de forma errada a primeira intuição probabilistica que era mais acertada. Isto porque esse contrariar das expetativas, acaba por ter um efeito mais duradouro na nossa memória. É marcante, destaca-se.
As santinhas do nosso Santos são o futebol ofensivo, de posse, impositivo, territorialmente afirmativo. Sim, com os jogadores que temos, essa era a fórmula que sem dúvida nos aproximaria mais do sucesso. Mas após tantos anos, tantas competições em que jogando assim não obtivemos o sucesso esperado e quando ao tentar outra formula, conhecemos esse sucesso, a excepção foi assumida probabilisticamente como regra. Muitos parecem esquecer (não é só o Santos), o papel da aleatoriedade num jogo coletivo com poucos golos. Aconteceu. Ponto. Uma abordagem com grande aversão ao risco, não assumindo a iniciativa (seja em que area for),se estamos perante a possibilidade de derrota e vitória, dá-nos apenas uma ilusão de controlo. Na verdade, estamos muito mais longe de o ter, sujeitando-nos às forças desordenadas da sorte.
Perante esta encruzilhada é o momento do povo português conseguir reavaliar tudo isto e EXIGIR um regresso ao seleccionador que vá de encontro às nossas primeiras intuições. Sim, nós temos esse poder! A opinião pública sobre a seleção exerce uma pressão como em poucas areas se vê, infelizmente.
JCsi
Só ainda sobre a primeira parte do jogo de ontem. Não sei que jogo alguns viram, mas aquilo foi ridiculo. A tal exposição à sorte sem qualquer controlo.
Bloco baixo e a primeira equipa de futebol que sem ser em homenagem ao Natal no Boxing Day, apresenta em campo uma arvore de Natal. Patético.
Linha de 4 atrás. Depois linha de 3 com Palhinha e os 2 extremos muitíssimo recuados porque F.Santos não aprendeu nada no jogo da Alemanha sobre como defender equipas com alas projetados, depois linha de 2(Renato e Moutinho) que não sabiam se pressionavam com receio do jogo entre-linhas no buracão que iria aparecer no meio e por fim a estrela da christmas tree lá em cima sozinho, Cristiano Ronaldo a guardar 3 centrais.
Fernando Santos e Ilidio Vale esses 2 génios já estarão a tratar de outra tatica estruturalmente marcante para o próximo mundial: a tatica do pirilau. Mas um pirilau invertido de frente para a unica coisa que olhamos com esta dupla: a nossa baliza.
GabCel
muito bom… parabéns!
Kacal
Espero que o seleccionador comece a testar e arriscar um pouco, é o mínimo! Por exemplo um sistema de 3 centrais a ver como resultava e também gostava de ver o Guerreiro a jogar no meio-campo para ver no que dava. Nuno Mendes tem que ser aposta forte. Começar a chamar novos elementos para o centro da defesa e ai Gonçalo Inácio será uma forte possibilidade caso continue a titular do Sporting, espero que o Diogo Leite saía e rume a outro clube caso SC não aposte forte nele. E depois Palhinha e Renato começarem a ser titulares. O Danilo deve começar a ser opção a central. Rúben Neves e André Silva terem mais minutos. Bruno Fernandes e Félix começarem a ter mais protagonismo. Bernardo jogar no meio e não na ala. Este tipo de escolhas espero que comecem a ser feitas e fazer testes. Temos jogadores para mais!
Pao com Presunto
Subscrevo na íntegra.
Kacal
Esperemos que o seleccionador concorde também eheh, abraço :)
Kacal
Em termos de treinadores portugueses disponíveis que sejam boas opções a nível de futebol jogado, aposta em jovens e atrevimento diria que Luís Castro e Paulo Fonseca seriam os meus favoritos. O problema com eles é que não vejo que tenham “pulso” e carisma para fazer realmente a diferença, nem nome. Infelizmente. Mas um treinador estrangeiro não era descabido até. Seja como for não me importava de tentar e pior do que isto é dificil portanto Luís Castro ou Paulo Fonseca, que venham!
Hugorr
Roça o absurdo, sobretudo dito após o nada que Portugal tem jogado nos ultimos anos.