Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O XI combinado de Sporting e FC Porto

abA época ainda mal começou, mas o primeiro Clássico já está aí. Sporting e FC Porto entram em campo para o primeiro grande duelo da temporada, sendo que quem vencer sabe que se isolará na liderança do campeonato. Os leões partem com algum favoritismo, uma vez que jogam em casa e mantêm grande parte da base da época passada (apenas faltará João Mário em princípio), enquanto que o FC Porto, que não vence em Alvalade desde 2008, quererá continuar este bom arranque de temporada, aproveitando o embalo trazido de Roma. Deste modo, perante este confronto de titãs, o VM apresenta o melhor 11 combinado entre as opções à disposição de Jorge Jesus e Nuno Espírito Santo:

Rui Patrício (Sporting) – O melhor guarda-redes do último Europeu é um dos esteios do 11 leonino, tendo sido decisivo na partida da época passada. Um homem da casa, habituado a este tipo de jogos há alguns anos e um ídolo dos adeptos. O objectivo passará por manter a sua baliza inviolada.

Miguel Layún (FC Porto) – Maxi Pereira é o dono e senhor do lado direito da defesa, mas, em face da lesão do uruguaio em Roma, Layún tem aqui uma oportunidade de voltar à titularidade. Decisivo na partida do Olímpico e na última do campeonato, o mexicano, adquirido em definitivo este ano depois de uma excelente época de estreia em Portugal, será certamente um dos principais municiadores do ataque nesta partida, acrescentando a sua qualidade nas bolas paradas e no cruzamento. Veremos qual será o seu desempenho a nível defensivo.

Coates (Sporting) – Chegou em Janeiro e entrou directo no 11. Após 6 meses de boa qualidade, acrescentando experiência, capacidade física, jogo aéreo e qualidade na saída de bola, demorou a “arrancar” na mesma forma, mas parece já perto do seu melhor nível físico. Uma das suas missões será impedir que André Silva continue a facturar, ajudando deste modo a garantir que os leões não sofrem golos novamente. No entanto, o seu desempenho nos “jogos grandes” ficou algo aquém na época transacta, pelo que cabe-lhe corrigir esse aspecto.

Rúben Semedo (Sporting) – Melhor central da Liga nas duas primeiras jornadas e outro elemento que pegou de estaca na equipa desde Janeiro. Fisicamente forte, rápido e muito dotado tecnicamente para um defesa, Semedo tem rubricado boas exibições e formado uma dupla muito complementar com Coates. A chegada de Douglas criará uma maior competitividade no sector, mas será difícil sair do 11 se continuar a apresentar este nível. Neste desafio estará igualmente com um olho em André Silva, sendo que a sua velocidade poderá ser crucial no controlo da profundidade e nas dobras aos laterais.

Alex Telles (FC Porto) – Um dos reforços dos dragões para 2016/17. Lateral moderno, isto é, robusto fisicamente, rápido, forte no ajuntamento aos centrais e capaz de dar profundidade pelo corredor esquerdo. Aos 23 anos e depois de passagens pela Turquia e por Itália é, sem dúvida, um acrescento de qualidade ao plantel. Em estreia em Clássicos, terá pela frente o irreverente Gelson Martins, sendo que será igualmente um problema para o adversário por aquilo que consegue acrescentar quando sobe no terreno.

William Carvalho (Sporting) – Após ter falhado o arranque da época passada, Jesus teve o seu médio defensivo à disposição desde o início e, apesar das poucas férias, em face da presença no último Europeu, o 14 dos leões parece em boa forma neste início de campeonato. Será interessante assistir ao “duelo” com Danilo em vésperas de compromissos da Selecção nacional, sendo que será fundamental para os leões um William a bom nível. Neste desafio, terá certamente a pressão de Herrera ou de André André sobre si, tendo de estar necessariamente atento às diagonais dos alas e aos recuos de André Silva no terreno.

Adrien (Sporting) – O capitão leonino não parece ter tido férias, tal tem sido o nível apresentado neste começo de campeonato. Forte na pressão e recuperação de bola, continua a revelar qualidade no transporte de bola e uma grande capacidade de aparecer em zonas de finalização, algo que lhe permitiu oferecer o triunfo à equipa em Paços de Ferreira e que era pouco habitual no período pré-Jorge Jesus. É também um dos maiores ídolos da massa adepta, uma voz de comando e uma extensão do treinador no campo. A sua agressividade e cultura táctica poderão ser nucleares neste confronto, sendo claramente uma das peças chave do lado sportinguista.

Héctor Herrera (FC Porto) – Se Adrien é o principal motor do Sporting, Herrera desempenha essas funções do lado azul e branco. Um elemento que divide opiniões em Portugal, mas que tem sido um indiscutível desde que aterrou no Dragão. Neste desafio deverá voltar a aparecer na posição de 2º médio, sendo o responsável por transportar o esférico para os homens do ataque. Além disso, o mexicano acrescenta ainda qualidade na meia distância e uma elevada capacidade de pressão, algo que será importante numa luta que se prevê intensa no meio-campo.

Corona (FC Porto) – Endiabrado neste arranque de temporada. Rápido, forte no drible e com grande capacidade de finalização, será certamente uma das principais armas de Nuno Espírito Santo para arrecadar um triunfo em Alvalade. Conhecendo-se as debilidades das laterais leoninas, caberá ao mexicano explorar essa fragilidade do adversário e semear o pânico nos comandados de Jorge Jesus.

Bryan Ruiz (Sporting) – Possivelmente o jogador com maior cultura táctica e classe deste 11, mas igualmente aquele em menor fulgor neste começo de época. Todavia, o costa-riquenho é um indiscutível para Jorge Jesus, acrescentando ainda experiência, técnica e qualidade no passe e no cruzamento. As suas movimentações poderão ser fundamentais para garantir alguma superioridade leonina na zona intermediária do terreno, sendo que será igualmente importante que saiba gerir da melhor forma os momentos de acompanhamento de Layún pelo corredor direito e aqueles em que poderá explorar esse elevado ímpeto atacante do mexicano.

Slimani (Sporting) – O argelino tem uma rara apetência para marcar aos dragões, tendo já facturado cinco vezes diante do FC Porto. Na verdade, as maiores esperanças leoninas encontram-se depositadas nos seus ombros. Um avançado que se entrega ao jogo como poucos, forte no choque, combativo, capaz de oferecer profundidade e de massacrar uma defesa, sendo ainda um perigo para os opositores na grande área, onde o seu poder no jogo aéreo é muitas vezes decisivo. Neste desafio, a principal dúvida reside em torno do seu estado psicológico, uma vez que a sua saída continua a ser uma possibilidade.

Rodrigo Ferreira

124 Comentários

  • coach407
    Posted Agosto 27, 2016 at 4:19 pm

    Herrera indiscutível desde que chegou ao FC Porto? Ainda na última época com o Lopetegui teve uns 2 meses (outubro e novembro) em que só foi titular num jogo contra o Tondela e até chegou a ir para a bancada. Agora com a concorrência do Sérgio Oliveira também não é difícil ser indiscutível mas sempre foi dos jogadores mais discutíveis no 11 do FC Porto. Indiscutíveis são aqueles jogadores que nem se discute a sua titularidade de tão óbvia que é. Um Jonas. Um Rui Patrício. Não um Herrera (apesar de atualmente ser indiscutível face à fraca concorrência).

    • Jozef
      Posted Agosto 27, 2016 at 7:41 pm

      Eu acho que tu gostas é de ser polémico, metes o Nelson Oliveira e o Pizzi em patamares de eleição, e o Herrera só serve porque o Sérgio Oliveira é a concorrência, muito bom.

      • coach407
        Posted Agosto 27, 2016 at 8:01 pm

        O Pizzi já me deu razão muitas vezes desde que o defendia enquanto ele não era nada no Benfica. O Nélson vamos ver. O Herrera ainda não me calou apesar de já ter admitido que tem qualidade para me calar. Agora nem estou a criticá-lo, só estou a dizer que não foi sempre indiscutível. Acho que é um facto visto que durante algum tempo não foi opção no FC Porto e mesmo quando era titular era sempre dos jogadores mais criticados e muitos portistas pediam que fosse para o banco (e acabou por acontecer várias vezes).

    • coach407
      Posted Agosto 27, 2016 at 4:25 pm

      Quanto ao 11 concordo. Pelo momento atual talvez se trocasse Bryan Ruiz por Otávio mas face ao talento do costa-riquenho percebe-se.

      Vamos ver até que ponto Oliver e Campbell também serão opções.

  • M1950
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:58 pm

    Repito.Não se tem dado o devido valor ao Schelloto.

    Não vou fazer o 11, apenas dizer que é um jogo muito importante para o Sporting, já que se está a movimentar quase em cima do fecho do mercado e a fazer um bom plantel diga se, mas vai ser apanhado na curva neste jogo pois está em reconstrução… O empate não me chateava, e a vitória seria um luxo.

    • David
      Posted Agosto 27, 2016 at 7:49 pm

      E o Porto não? Oliver, Jota…

    • radiofutebol
      Posted Agosto 27, 2016 at 7:38 pm

      Não se tem dado valor? Então por quê? Por acaso até vi bastantes elogios ao italiano no final da última temporada. Mas a verdade é que agora é que vamos ver do que é feito, sem a mãozinha do João Mário na defesa e com um extremo vertical no seu lado :)

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:51 pm

    Concordo em geral, embora ache o Felipe superior ao Coates, mas compreendo que não entre no XI, Portugal ainda não viu muito dele e para já é difícil fazer uma avaliação completa. No entanto, acredito que na 2ª volta do campeonato quando o VM voltar a fazer este post o Felipe já tenha lugar de caras. Para mim tem tudo para ter sucesso em Portugal, é um central rápido, tem uma técnica incrível (para um defesa, claro), é excelente no jogo aéreo (ainda não o vi perder um lance destes e em Roma meteu o Dzeko no bolso) e intercepta bem a maioria das bolas.
    Talvez considerasse o Otávio para o lugar de Ruiz, mas é uma opção mais do que compreensível dada a experiência e qualidade do costa-riquenho e o facto de que o Otávio ainda ter muito que provar (apesar de a qualidade estar lá).

  • Kacal
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:46 pm

    Estes 11s são sempre subjectivos, são 11s de forma actual ou qualidade geral? É que dependendo de qual for pode haver mudanças mas assim no momento até concordo com o 11. Felipe, Otávio e André Silva podiam entrar no 11 e o Oliver pode ser um indiscutível num 11 deste tipo mais à frente.

  • Ferro
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:44 pm

    Penso que o Danilo merecia estar nesse 11. Apesar do William ser um médio defensivo de excelência e ter estado a um grande nível no Europeu, o Danilo apresentou um nível superior na época passada no nosso campeonato (na minha opinião).
    De resto acho que é um 11 bem escolhido!

  • DR
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:26 pm

    Sporting com um 11 um pouco mais forte e bem mais rotinado parece ser favorito, ainda por cima tendo em conta que o Porto não tem ganho em Alvalade no últimos tempos. Mas isto vale o que vale, é um clássico e tudo pode acontecer. Este Porto está bem mais forte que o ano passado (o que não era difícil diga-se), pressiona muito bem e de maneira agressiva e NES está a criar uma equipa muito solidária e bem organizada, além de que estão motivados pela entrada na CL. Tenho todo o respeito por este Porto, mas se entrarmos fortes e se estivermos ao nosso melhor nível acredito que levaremos os 3 pontos.

  • Carlos Mendoza
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:24 pm

    Pena o Rúben Neves não jogar, é de longe o melhor ‘6’ português à frente de William e Danilo.

    • Mike
      Posted Agosto 27, 2016 at 7:23 pm

      É tão bom que nem é titular.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:55 pm

      O Rúben em termos de distribuição de jogo e qualidade de passe é muito superior ao William e ao Danilo, mas no campo defensivo qualquer um destes dois é melhor.
      Apesar de achar que o Danilo é superior a defender ao William e que o Rúben é também superior ao William a distribuir, penso que o sportinguista acaba por equilibrar bem ambas as qualidades, é bom a defender e bom a distribuir e, por ser o mais equilibrado, considero-o superior ao Danilo e ao Rúben.

      • Stan Smith
        Posted Agosto 27, 2016 at 6:17 pm

        O Rúben é muito superior ao William em termos de qualidade de passe? Eu não costumava ver os jogos do Porto B, mas acho que devem começar a ver mais jogos do Sporting e da Primeira Liga. Até o Mikel estava à frente do Rúben, só teve azar no timing da lesão. E com isto não quero dizer que o Rúben Neves é mau jogador, longe disso.

        • joão Santos
          Posted Agosto 27, 2016 at 7:02 pm

          O Rúben Neves nunca passou pelo Porto B…

          • Stan Smith
            Posted Agosto 27, 2016 at 9:19 pm

            Onde é que eu disse que o Rúben não tem qualidade de passe, amigo? Se não joga na A, pensei que fizesse uns minutos na B. Tenho pena, acho que minutos são sempre importantes nesta idade.

        • Tiago Peixoto
          Posted Agosto 27, 2016 at 6:37 pm

          Mas que boa gargalhada que dei agora. Amigo, o Ruben não tem qualidade de passe? Vê se tiras essas palas dos olhos

    • DR
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:53 pm

      Como é que o Fernando Santos conseguiu ser campeão europeu deixando de fora o melhor médio defensivo de Portugal e um dos melhores da Europa??? Realmente é um feito que se mostra mais incrível a cada dia que passa!

    • ESPINHA
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:46 pm

      sim, é de longe o melhor, os treinadores que la passam é que nao acham isso :)

      William é ao pe coxinho melhor que danilo + ruben neves

    • Gunnerz
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:32 pm

      Sim de longe tipo quanto?

    • Luis bcn
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:27 pm

      A distribuir jogo é bom, a roubar bolas o Danilo é melhor.

      Nesse sentido o WC é mais equilibrado.

  • Goncalo Duarte
    Posted Agosto 27, 2016 at 2:07 pm

    Trocava o Herrera pelo Oliver mas de resto parece-me tudo certo.
    É interessante também que o 2º lateral esquerdo do Porto seja melhor que o lateral direito do Sporting na posição,e diz muito do problema que há nas laterais que muita gente vê como não prioritário.
    Curioso por ver a prestação de Campbell e Oliver amanhã,grande jogo em perspetiva.
    Sendo que o Porto apesar de não ter o favoritismo(este 11 demonstra-o),tem individualidades como Otávio,Corona e Oliver que são muito fortes na criação,pelo que tudo o que seja menos que 100% no nosso desempenho pode deitar tudo por terra.
    Quero ver também como reage o Porto à pressão alta do Sporting sobretudo com as dificuldades que demonstra na construção,penso que é um ponto a explorar.Do lado do Porto,o foco estará sempre nos laterais ,sem dúvida o ponto fraco do Sporting.

    • Jose Miguel Mota Pinho
      Posted Agosto 27, 2016 at 3:29 pm

      Gonçalo, o Schelotto é bastante superior ao Layun a defender. A atacar também é bastante bom pois dá a profundidade necessária ao nosso estilo de jogo visto que o João Mário (e agora o Gelson) procuram pouca a linha de fundo. Penso que o desvalorizam pelo jeito dele a correr.
      Os únicos aspeto superiores do Layun em relação a ele são cruzamento, remate de longa distância e bolas paradas ofensivas.

      • cards
        Posted Agosto 27, 2016 at 5:06 pm

        Layún defende mal mas ataca muito bem é como Maxi Pereira, mas Layún ataca melhor.
        Bolas nas costas dos laterais portistas e centro para a área é 50% golo.

    • Bernas_
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:31 pm

      O Layun é destro, logo é o 2 lateral direito e esquerdo ao mesmo tempo…
      Tem uma grande qualidade de centro, contando com muitas assistências no ano passado, contudo defende mal e passará por aí uma das estratégias do Sporting a atacar.

      • Goncalo Duarte
        Posted Agosto 27, 2016 at 2:51 pm

        Bernas
        Sim eu sei,mas não deixa de ser preocupante.
        Não diria que defende mal,na esquerda tinha mais dificuldades porque era o pé contrário.

        • Bernas_
          Posted Agosto 27, 2016 at 3:11 pm

          Não acho que seja por ter pé direito que tinha maiores dificuldades, antes por problemas de posicionamento

          • Goncalo Duarte
            Posted Agosto 27, 2016 at 3:18 pm

            Onde acho que é muito fraco é no 1×1 defensivo,mas não acho que seja assim tão mau no resto,sendo que é pior que Maxi claro.

  • Francisco Magalhães
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:56 pm

    O Danilo foi de Melhor médio defensivo da liga é melhor jogador do Porto, para “naturalmente inferio ao William”? Foi aquele post do VM depois do jogo com a Islândia? Acho estranho apenas a mudança de opinião, até porque para mim o melhor médio defensivo do Porto é o Ruben
    Em relação ao XI acho que o Otávio cabia aí. Agora o Sporting tem mais jogadores, mas isso não quer dizer nada (daqui a 1 semana, se calhar, já ‘todos’ acham o contrário), o Porto tem jogadores a chegar e ainda a provar (Otávio, Filipe), tal como os leões.

    Quanto ao jogo espero que seja um hino ao futebol e que no final ganhe o FCP! Espero que haja rivalidade, dureza e agressividade, mas positivamente! Tem que se começar a mudar as mentalidades. Somos rivais mas nunca Inimigos.

    Onze do Porto: casillas, layun, Lipe, Marcano, Teles, Danilo, Ruben, herrera, corona, otavinho e o menino de ouro

    #SomosPorto

    • Bernas_
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:33 pm

      O Filipe parece-me o Maurício do Sporting…marca uns golos, mas joga feio e mau.

      • Francisco Magalhães
        Posted Agosto 27, 2016 at 3:12 pm

        Tenho me irritado com o Filipe quando ele tem a bola, a sério, às vezes é confrangedor. Porém o Marcanp tem começado muito bem a defender e tem uma boa relação com a bola (vamos ver se amanhã consegue ultrapassar o seu ponto mais fraco, o psicológico), e o próprio Filipe consegue compensar as suas falhas com o que dá no resto: rigidez, jogo aéreo ofensivo e defensivo (ganhou 14 bolas em 15, de cabeção ao Dzeko!!!)
        Para mim muito superior ao Maurício

        Independentemente disto o porto tem que comprar um central que possa atingir o nível dos q já tivemos (Jorge Costa, r carvalho, pepe, B Alves, Ota)

        #SomosPorto

    • Rui Castride
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:23 pm

      Finalmente alguém percebe que o Rúben Neves é um Xabi Alonso em potência. Uma desgraça estar um trinco limitado como o Danilo a tapar-lhe o lugar. Não que o Danilo seja fraco, mas comigo seria sempre central ou a ser trinco o Neves entrava como ‘8’.

      • Francisco Magalhães
        Posted Agosto 27, 2016 at 3:14 pm

        O Ruben tem TUDO para ser de classe Mundial, uma das bandeiras da nossa seleção no Pós-Ronaldo, juntamente com o Remata Sanches, André Gomes, João Mário e o Andrezinho. Que atinjam tudo o que prometem!

        #SomosPorto

    • Goncalo Duarte
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:10 pm

      O Danilo só se destacava porque o Porto estava muito mais fraco a época passada,o Ruben é muitooo melhor.

  • JPMendes
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:47 pm

    Neves no lugar de William, mas como tem jogado pouco percebe-se. Oliver obviamente no lugar de Adrien. E Campbell no lugar de Herrera. De resto, concordo com tudo.

    • jrvsantos
      Posted Agosto 27, 2016 at 4:08 pm

      É impressionante como as pessoas menosprezam ainda menosprezam o Adrien Silva.

    • Bernas_
      Posted Agosto 27, 2016 at 2:36 pm

      Oliver no lugar do Adrien?? Está tudo louco? Nem jogam na mesma posição… O Adrien é simplesmente o melhor médio do campeonato e está numa grande forma. O Oliver ninguém sabe como está, depois de uma época decepcionante…

      • JPMendes
        Posted Agosto 27, 2016 at 4:12 pm

        Discordo. O Oliver não tem nada a provar e é o melhor médio a atuar em Portugal. E sim, são da mesma posição. Considerar o Oliver apenas um medio ofensivo é limitativo para a sua qualidade. Considero-o um 8 com muita criatividade. Tipo André Horta no Benfica. Tipo Iniesta no Barça. Tipo Modric no Real. Tudo médios centro com cérebro de médio ofensivo. Não é por acaso que os dois últimos são os melhores do mundo na posição.

  • ACT7
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:41 pm

    Parece-me que este 11 é fruto do que foi feito ano passado e não este ano, também é difícil avaliar o que foi feito este ano pois estamos no início.
    Riscava deste 11 Slimani e Coates.
    Patrício, Layún (embora jogou meia parte a DD), Felipe, Semedo, Telles; William, Adrien, Herrera, Corona, Ruiz e André Silva.
    Slimani esta época conta apenas com um jogo oficial, na pré época esteve desaparecido. É certo que dispensa apresentações mas o A.Silva continua a marcar golos e tem sido importante para o Porto valendo uma chamada a selecção campeã europeia.
    Coates é um “Mitroglou” do Sporting tem muita qualidade mas demora a ganhar forma. Felipe tem sido uma boa surpresa para mim.

  • Lavish
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:36 pm

    Concordo com o onze na generalidade. Espero que depois dos jogo, haja menos jogadores do Sporting incluídos.

  • Stalley
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:21 pm

    Amanhã é ganhar ou…ganhar, outro resultado era uma desilusão, ainda por cima sendo o jogo em Alvalade e á beira de paragem de campeonato, era bom irmos descansados com os 3 pontos a ficarem em Alvalade.
    Agora isto ainda agora começou, portanto amanhã não se decide nada, agora daria outra moral ás equipas, isso é claro.

    O onze, é o correto, nas alas ganha o Porto com alguma margem, de resto se J.Mário conta-se estaria tbm no onze, com a táctica de JJ.
    André Silva ou Otavia tbm podiam ser opção.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:04 pm

    Patrício, Layún, Felipe, Semedo, Telles, William, Adrien, Corona, Otávio, Slimani e André Silva

  • Luis Freitas
    Posted Agosto 27, 2016 at 1:02 pm

    Na baliza, Rui Patricio em melhor forma mas Casillas costuma aparecer nos jogos grandes, continuando a ser dos melhores entre os postes, no entanto a sua mediocridade nas saidas e dificuldade para segurar o esferico dao vantagem ao portugues.
    Nas laterais, clara e indiscutivel superioridade para o Porto como ja é habitual.
    No centro da defesa acho Marcano subvalorizado e ate pode fazer um melhor partido que Coates, ja Filipe para alem do jogo aereo nao acrescenta mais nada do que Semedo. Mesmo assim concordo com superioridade para o lado sportinguista.
    No meio campo, na parte defensiva, rege a maior duvida…. William vs Danilo. O primeiro claramente melhor com bola o segundo bem melhor sem ela, o ex-maritimo nao deu hipoteses a qualquer concorrencia na liga portuguesa o ano passado apresentando-se a um nivel monstruoso mas parece ter caido de forma no Euro. Na parte ofensiva para mim o melhor duo seria certamente Adrien e Oliver Torres mas como o espanhol chegou agora e nao podendo meter Otavio no meio la fica Herrera.
    Nas alas ofensivas, Corona sem duvidas na direita, ja na esquerda Otavio esta numa forma fenomenal e seria mesmo a minha escolha ate pelo inicio nao deslumbrante de Ruiz.
    Na frente de ataque Slimani claro, o melhor ponta de lança a atuar em Portugal.

  • diogopalma
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:58 pm

    O Sporting tem de vencer o Porto, não pode acontecer outro resultado.

    O campeonato do ano passado foi muito bom mas este ano tem de ser ainda melhor, o título não pode fugir.

    • Vitorino
      Posted Agosto 28, 2016 at 1:31 am

      O Porto é top-10 europeu, o SCP se for top-50 já é muito…O Porto é que tem obrigação de vencer.

  • Nuno R
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:58 pm

    Ainda ninguém pediu o Danilo em vez do William? Estão a desiludir…

    O Oliver (principalmente) e o Campbell foram considerados à votação, ou nem por isso?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Agosto 27, 2016 at 4:44 pm

      Já que me mencionam, com todo o gosto me apresento ao serviço.

      Antes de mais, gosto que façam entender que o facto de o VM apresentar William no 11 significa que é melhor que Danilo.
      Aproveitem e podem ir ver o post do 11 do campeonato de épocas passadas. Vejam os tops das respectivas posições, e vejam como, para o VM (e para mim), o Danilo fez mais e melhor que o William nas últimas duas épocas. Na 1º jogava no Marítimo, na 2º no Porto. William vive à conta do que fez na 1º época, onde era uma completa surpresa e não foi o melhor trinco em Portugal.
      É engraçado que após 1 época no Porto, onde o VM colocou o Danilo nos dois 11’s combinados, que tiveram que esperar por esta época e aparentemente já é prova de tudo…
      Este 11 feito pelo VM neste post não diz que x é melhor que y, é apenas uma análise com base num passado recente / forma nestas jornadas iniciais.
      O Oliver também é dos melhores jogadores em Portugal e não está no 11.

    • Sebastiao America
      Posted Agosto 27, 2016 at 1:06 pm

      Finalmente se dissiparam as duvidas sobre qual o melhor dos 2. O “lateralizador”, “lento”, “caceteiro” e “hiper-sobrevalorizado” afinal até é melhor que o Danilo. Mas ainda assim espero ver o Iniesta, o Mosqueteiro e o Francisco A. a virem cá dizer que o Danilo é muito superior.

      • Francisco Magalhães
        Posted Agosto 27, 2016 at 3:22 pm

        Não digo que não seja (como expliquei mais cedo para mim o Ruben até é melhor que o Danilo, mas lá está, vejo todos os jogos do Danilo e aí uns 50% do William, logo não vou comparar), mas a tua opinião é a do VM? Eles têm, é bem, a sua opinião, não quer dizer que seja verdade é que muitos treinadores de Topo não a corroborem.
        O VM não ‘esclareceu’ nada, emitiu uma opinião, há de haver pessoas que percebem tanto ou mais de futebol que vão contra ou a favor dela. A partir daí os dados estão lançados, as pessoas debatem e apresentam as suas ideias. No final não há certo ou errado, na maior parte dos casos.

        #SomosPorto

      • Nuno Silva
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:44 pm

        Muita moral têm os sportinguistas de facto. O ano passado era tudo vosso, o Paulo oliveira era o melhor central português, o Adrien vai pôr o Modric no bolso em Madrid… O habitual.

        • Goncalo Duarte
          Posted Agosto 27, 2016 at 2:12 pm

          Claro,os portistas nunca sobrevalorizam os seus jogadores, o Marcano,Danilo,André André nunca tiveram um hype tremendo.Acho que já chega disso,todos os adeptos o fazem,usarem esse argumento para desculpar um onze mais fraco é rídiculo

        • ViraMilhe
          Posted Agosto 27, 2016 at 1:54 pm

          O Adrien de facto pôs o Modric no bolso, mas foi mais ali pros lados de França…

        • ViraMilhe
          Posted Agosto 27, 2016 at 1:51 pm

          O ano passado na linha de partida o Porto era o principal candidato destacado, a seguir Benfica e só depois o Sporting. Isto aqui no VM. É só puxar atrás camaradas…

      • Rui Carvalho
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:43 pm

        posso ser eu? para mim o Danilo é bem melhor, e porque vem num post escrito por alguem que apenas tem opinião como todos nós, gostava de perceber o que de tão factual aconteceu para se terem dissipado duvidas…
        assim como se fosse eu a escoher metia o Otavio 100.000 xs antes do Ruiz…

      • Francisco A
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:39 pm

        O Oliver não foi considerado porque se o fosse corria com o Adrien do onze e Herrera passava para trás.

        Aliás o Óliver passa a ser o melhor médio em Portugal agora que chegou.

        • DR
          Posted Agosto 27, 2016 at 3:00 pm

          Se o Oliver fosse considerado corria com alguém corria, mas era com o Herrera.

        • Stalley
          Posted Agosto 27, 2016 at 2:48 pm

          Oliver?, então e o André André?, que injustiça que estão a fazer ao rapaz, ao nível de Paulinho Oliveira outro pobre coitado, encurralado em Alvalade pelo Ditador.

          Passa de melhor médio a jogar a Portugal para a bancada, bastou chegar cá o “sem ombros” Espanhol, para passar a frente de tudo e todos, sem dó nem piedade.

        • ViraMilhe
          Posted Agosto 27, 2016 at 1:46 pm

          Portanto corria com o MVP da jornada passada só porque sim. Realmente isto é perceber de bola, não deve é ser de futebol.

        • FinalBoss
          Posted Agosto 27, 2016 at 1:46 pm

          Só para os lados do Porto.

      • Francisco A
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:37 pm

        O Danilo é melhor que WC e devia estar no onze.

        • Goncalo Duarte
          Posted Agosto 27, 2016 at 2:09 pm

          O Danilo não é melhor que o William em absolutamente nada,consegue ser pior que a história do Paulo Oliveira.

          • Goncalo R
            Posted Agosto 27, 2016 at 2:18 pm

            Em absolutamente nada? De facto o William é 10x superior a defender quando tem o Adrien a limpar as borradas que faz

            • Goncalo Duarte
              Posted Agosto 27, 2016 at 2:36 pm

              Desde quando é que o Danilo defende bem ou sequer razoavelmente?O ano passado não chegou o que ele fazia nos jogos grandes?

        • ganso16
          Posted Agosto 27, 2016 at 1:44 pm

          São jogadores diferentes ainda que joguem na mesma posição. Para um clube grande que gosta de ter a bola, não existem muitas dúvidas que o William é melhor para esse papel.

        • ViraMilhe
          Posted Agosto 27, 2016 at 1:41 pm

          Não é por afirmares isso muitas vezes que ele passa a ser melhor. É preciso provar em campo e o WC acabou de o fazer no Euro e está a começar bem a época, ao seu nível.

    • ViraMilhe
      Posted Agosto 27, 2016 at 1:04 pm

      Nem o Casillas passou à frente do franguício. De facto isto já não é o que era Nuno.

  • Francisco Corona
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:58 pm

    Patrício
    Layun Felipe Semedo Telles
    Danilo
    Adrien Herrera
    Corona Bryan Ruiz
    Slimani

  • diogopalma
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:54 pm

    Se eu tivesse os dois planteis à minha disposição (sem contar com Campbell, Óliver, Jota, André e Douglas porque chegaram à poucos dias) faria o seguinte 11:
    Patricio
    Layun
    Coates
    Semedo
    Telles
    William
    Adrien
    Corona
    Bryan
    Otávio
    Slimani

    • Manuel José
      Posted Agosto 27, 2016 at 1:23 pm

      Para mim seria:
      Beto, J.Pereira, Paulo Oliveira, Indi, Layun (na esquerda é uma máquina), Petrovic, S.Oliveira, B.Paulista, Varela, B.Cesar, A.López.

      • cards
        Posted Agosto 27, 2016 at 4:50 pm

        Manuel José esse 11 é fortíssimo.

        Mas penso que dificilmente bateria este

        José Sá, João Pereira, Indi, Ewerton, Jefferson, Petrovic, Sérgio Oliveira, João Carlos, Bruno Paulista Bueno e Adrián Lopez.

  • Ricardo Miguel
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:53 pm

    Tenha muita curiosidade em ver o estado de espírito do slimani, hoje à noite. Se realmente for o jogo da despedida poderá entrar em campo com ainda mais vontade de marcar, o que por si só poderá levar a alguma ansiedade ou precipitação. Mas não há ninguém melhor que jj para controlar o estado de espírito do jogador.
    Concordo totalmente com o 11, e a minha maior preocupação reside mesmo na qualidade dos alas do porto ao enfrentar aquela que é a maior fragilidade do Sporting.
    Espero mesmo ver chegar um de até ao fim do mercado

    • coach407
      Posted Agosto 27, 2016 at 1:08 pm

      Como não ache que já esteja fechado, acho que este jogo pode ser decisivo na carreira do Slimani. Se fizer um grande jogo deverá dar o salto na carreira e na vida p€ssoal. Se fizer um mau jogo pode não sair e a idade vai avançando.

  • Miguel Pereira
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:45 pm

    O Sporting tem claramente melhor 11 e tendo melhor treinador penso que ganha o jogo com naturalidade.

    Rui Patricio
    Joao Pereira
    Semedo
    Coates
    Layun
    William
    Adrien
    Otavio
    B Ruiz
    André Silva
    Slimani

    • João Dias
      Posted Agosto 27, 2016 at 1:17 pm

      Também quem mete o João Pereira no melhor onze das duas equipas está tudo dito…

      O Rafa Soares e o Victor Garcia eram titularissimos no Sporting.

      • Miguel Pereira
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:32 pm

        Acontecimento*

      • Miguel Pereira
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:31 pm

        Entre Schelotto ou J Pereira é indiferente, não sou muito fã do 1° nem do 2°.
        O Maxi encontra-se lesionado e o Porto não tem outro LD. Parece-me obvio.

        Quanto aos criticos dos likes e aos incoformados, expliquem onde é que eu disse algo errado. O Sporting é superior ao Porto em tudo neste momento e joga perante os seus adeptos. Um acontecido normal das coisas e temos uma vitoria do SPORTING!

      • Nuno R
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:29 pm

        Até o Chidozie era titular no Sporting. Ao lado do Marcano. Atrás do André André, que o ano passado devia ser indiscutível na selecção, mas que este ano só tem lugar como parceiro de sueca do Sergio Oliveira.

        • João Dias
          Posted Agosto 27, 2016 at 2:45 pm

          Não sabia que o Chidozie, Marcano, André André e o Sergio Oliveira eram laterais.

          Obrigado pela gargalhada.

          • Nuno R
            Posted Agosto 27, 2016 at 3:10 pm

            Eu também me ri com essa do Rafa e do Victor Garcia. Acho de mau tom divertir-me sozinho, assim partilhamos gargalhadas.

            • João Dias
              Posted Agosto 27, 2016 at 3:24 pm

              Com os laterais medianos que têm não disse nenhuma mentira, mas fica lá com a tua opinião que os rivais agradecem.

              • Nuno R
                Posted Agosto 27, 2016 at 4:07 pm

                Também não disseste nenhuma verdade.
                A minha opinião (ainda) é irrelevante para o rumo do Sporting e dos rivais.

    • ViraMilhe
      Posted Agosto 27, 2016 at 1:10 pm

      Tão aqui a bater no Miguel só por bater, pois o que ele disse é um facto. O Sporting tem no momento melhor 11 (confirmado pelo VM neste post) e melhor treinador. Só não concordo quanto ao ganhar com naturalidade pois isto é futebol e não matemática.

    • Goncalo R
      Posted Agosto 27, 2016 at 12:53 pm

      O Sporting tem sempre melhor tudo de muito longe.
      O Real e o Dortmund até choram

      • Goncalo Duarte
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:53 pm

        Mas o 11 e o treinador são melhores que o do Porto ou não?O sistema de likes fez mal alguns users…

        • Goncalo R
          Posted Agosto 27, 2016 at 2:10 pm

          Alias basta o Oliver ser titular ali naquele meio campo do Porto ao lado de Herrera e Danilo que são muito bons jogadores e o vosso meio campo pode muito bem ser anulado…Falam como se fossem muito superiores quando a diferença é tão ligeira que daqui a umas semanas podemos ter um cenario completamente diferente.

          Voltou a época e voltou a bazofia habitual do pessoal que não sabe o que é ser campeão à uns 14 anos

          • Nuno R
            Posted Agosto 27, 2016 at 5:13 pm

            Se há coisa que não falta ao Porto são bons jogadores. Já o ano passado havia, o colectivo funcionar (depende de muita coisa) é diferente.
            O ano passado o Benfica foi muito superior ao Porto durante o ano, e por uma razão ou outra perdeu os dois jogos. Não há ciência exacta nisto.

            Esse número da humildade porque não “ganham” há 14 anos é desnecessário. Lembra-me os brazucas que acham que a sua opinião vale mais porque são penta.

          • ViraMilhe
            Posted Agosto 27, 2016 at 3:31 pm

            Não vejo basófia nenhuma Gonçalo (tirando casos pontuais que há em todas as cores) apenas vejo um 11 apresentado pelo Rodrigo e com o qual a maior parte do pessoal concorda. Há ali duas ou três posições em que alguns discordam mas é pra isso mesmo que o VM meteu o post, pra discutirmos isso! Concordo que com o Oliver o caso muda de figura mas também posso dizer que se o melhor Campbell entra na equação a coisa volta a equilibrar.
            Resumindo, o 11 foi feito sem contar com estas contratações de última hora e é desonesto falar de uns e não de outros.

            Por fim, regra geral gosto dos teus comentários lúcidos mas quando vens com essa dos 14 anos (que não acrescenta nada à discusão) perdes um bocado, a meu ver.

        • Goncalo R
          Posted Agosto 27, 2016 at 2:06 pm

          Pois fez…agora não se pode comentar nada que mandam sempre essa dos likes, por isso claramente que fez.
          O 11 do Sporting com o Marco Silva era de longe inferior ao dos outros 2, agora é de longe superior pelos vistos, mas não entrou la o Messi.

          O 11 do Sporting ta mais valorizado porque fez uma época muito melhor que o Porto e porque tem 4 jogadores que foram campeoes europeus. Mas o Adrien não passou a ser um super craque por isso, o William não passou a saber defender por isso.

          O 11 do SCP esta mais valorizado, dai a ser “claramente melhor” vai uma distância.
          O sistema de likes fez mal a alguns users…

          • Goncalo Duarte
            Posted Agosto 27, 2016 at 2:21 pm

            Mas a questão é precisamente essa,é muito mais fácil e acrescenta mais desmontares a afirmação da tua perspetiva do que estares a generalizar como se todos os Sportinguistas tivessem a mesma opinião.
            O William não passou a defender bem,porque nunca defendeu mal.O Danilo é que simplesmente não defende,limita-se a ir aos duelos,sempre que o Porto,jogou com alguma equipa do mesmo nível ou com algumas individualidades mais fortes(leia-se Braga),o adversário fazia o que queria do meio campo do Porto e criava situações praticamente como queria,aconteceu em Braga,na Luz,em Alvalade,no Dragão,o Danilo simplesmente deixa o corredor central para ir nas divididas,porque sim.Não sabe nada sobre o que é defender.
            O 11 do Marco Silva,não era assim tão fraco,o Marco Silva e os centrais é que eram fracos.

            • Goncalo R
              Posted Agosto 27, 2016 at 2:30 pm

              Ai o William nunca defendeu mal…Tudo bem então, abraço

              • Nuno R
                Posted Agosto 27, 2016 at 3:18 pm

                Uma observação (não dirigida a este comentário, mas no geral):
                Critica-se quem reduz o futebol jogado às estatísticas (assistências e golos) para justificar certas preferências, mas no plano defensivo valorizam-se as recuperações e duelos ganhos como se o trabalho defensivo se reduzisse a isso.

              • Nuno R
                Posted Agosto 27, 2016 at 2:52 pm

                Não acho que o William defenda mal, pelo contrário.
                Defender implica mais que desarmar ou interceptar passes.

      • bmcrl
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:03 pm

        Exacto. Há dias estava aqui um comentário que ilustrava bem essa situação, com os melhores centrais do mundo nas últimas épocas. Paulo Oliveira para muitos é o novo Ricardo Carvalho, o novo Jorge Andrade… Quando na realidade é o novo Tonel.

    • Francisco A
      Posted Agosto 27, 2016 at 12:52 pm

      Melhor 11 e treinador então ganha com naturalidade?

      Então porque não ganharam a Liga no ano passado, já que, segundo alguns dominaram TODOS os jogos?

      • cards
        Posted Agosto 27, 2016 at 4:37 pm

        Não foram campeões porque a equipa do Benfica era superior à do Sporting.
        Se as lesões que o plantel do Benfica teve tivessem ocorrido no plantel do Sporting, o Sporting tinha terminado campeonato a 20 pontos do Benfica ou acham mesmo que com Azbe Jub, Ewerton, Tobias, Mané, Barcos no 11 o Sporting venceria os seus últimos 8 jogos

      • Goncalo Duarte
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:52 pm

        Qual foi o jogo que não dominámos Francisco?

      • José Ribeiro
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:22 pm

        Francisco A

        O ano passado ganhou com naturalidade os 2 jogos contra o Porto.
        E o que é mentira? O Porto tem melhor 11 ou melhor treinador?
        Ou isso é só criticar porque sim?

  • ViraMilhe
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:38 pm

    Concordo totalmente com o 11 apresentado pelo Rodrigo. Agora resta ao Sporting mostrar essa superioridade no campo, o que não vai ser fácil pois o Porto vem super motivado do playoff, e não é pra menos pois eliminar a Roma não é pra qualquer equipa.

  • Ricardo Pereira
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:33 pm

    Por que não alterar a táctica (usando a de JJ e não a de Nuno) e poder trocar Herrera por André Silva?
    Patrício
    Layun; Coates/Felipe (tenho dúvidas aqui); Semedo e Telles
    William e Adrien
    Corona e Ruiz/Otávio (melhor Otávio agora, mas Ruiz é mais jogador)
    André Silva e Slimani

    Que equipa monstruosa seria esta…

    Abraços gaienses

  • JorgeBraganca
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:30 pm

    Trocava o Herrera por qualquer jogador!! Por exemplo Otávio!

  • Paulo Pereira
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:27 pm

    O Layun não é melhor DD que o J. Pereira ou que o Schelotto. O Maxi sem duvida que é, o Layun não. De resto não concordo com a presença do Herrera, deveria estar lá o Otavio que tem sido o melhor elemento do meio campo portista esta época.

    • Goncalo R
      Posted Agosto 27, 2016 at 12:41 pm

      O Layun sem dentes e com os 2 pés partidos é mais jogador que o J PEreira

    • stanpanan
      Posted Agosto 27, 2016 at 12:41 pm

      Layun e melhor que j.pereira, nem sei onde está a dúvida… e a nível ofensivo é não só o lateral com mais assistências como o jogador com mais assistências o ano passado

  • Abdeeint
    Posted Agosto 27, 2016 at 12:23 pm

    William Carvalho neste inicio de época aparece muito mais “solto” do que é normal, oxalá realize uma excelente época e seja o próximo a dar o salto. O Sporting precisa de fazer vendas regularmente e a seleção agradece ter jogadores a jogar nos campeonatos mais competitivos.

    Quanto ao 11, é sem sombra de dúvidas o mais forte. Não sou grande apreciador de Herrera, mas dentro do que tem sido o seu desempenho aceita-se. Ruiz para o meio e Otávio na linha também não ficaria mal.

    • bmcrl
      Posted Agosto 27, 2016 at 12:51 pm

      Já eu acho o Herrera muito bom jogador, ao nível do Adrien. É algo subvalorizado cá dentro, é um excelente jogador. Quanto ao 11, concordo, pena não irem a jogo jogadores como Maxi e João Mário.

      • ViraMilhe
        Posted Agosto 27, 2016 at 1:21 pm

        O Herrera é o patinho feio do Porto, todos os clubes têm que ter o seus pra os adeptos orientarem a sua frustração. No Sporting é escolher DE/DD no Benfica até aqui foi o Eliseu e isto é sempre assim. Agora eu acho é que o Herrera faz todo o trabalho sujo naquele meio campo e muitas vezes fá-lo bem! Mas os patinhos feios são sempre vistos com desconfiança…

Deixa um comentário